South Park zomba de Matt Damon e outras celebridades que promoveram criptomoedas
Mais uma vez a série de sátira South Park dos EUA zombou das criptomoedas. Dessa vez, um episódio que foi ao ar na noite de terça-feira (12) ridicularizou algumas celebridades que promoveram os ativos digitais ou empresas cripto recentemente.
Entre os “alvos” do desenho estão Matt Damon, Gwyneth Paltrow, Larry David, Naomi Osaka e Reese Witherspoo.
No episódio, os famosos promovem um novo produto “promissor”, o “Pee Pee Water”, ou “água de xixi”, em tradução livre.
New South Park movie aired tonight.
They made fun of Matt Damon selling out for Crypto and
uh
well pic.twitter.com/FTIXSbRRbL
— Dyme (@CryptoParadyme) July 13, 2022
Um personagem que se apresenta como Matt Damon diz:
“A urina pode ser usada para quase tudo. Podemos regar nossos gramados com ela. Também podemos usar urina para a água do banho.”
Além disso, o personagem ingere – a contragosto – alimentos e bebidas preparadas com o “Pee Pee Water” em vez de água. Ao mesmo tempo em que come e bebe, ele balbucia e se “encoraja” com o slogan “a sorte favorece os corajosos”.
A campanha “Fortune Favours the Brave”, no original, foi uma ação da exchange de criptomoedas Crypto.com que contou com a participação do ator de Hollywood Matt Damon.
Conforme noticiou o CriptoFácil, a campanha publicitária em questão, de US$ 100 milhões, foi lançada em outubro do ano passado e transmitida em mais de 20 países por vários meses.
Na época, as criptomoedas estavam em tendência de alta. O Bitcoin (BTC) e o Ethereum (ETH), por exemplo, estavam prestes a registrar seus recordes históricos de preço.
Outras celebridades ridicularizadas por South Park
Os personagens de desenhos retratando Gwyneth Paltrow, Larry David, Naomi Osaka e Reese Witherspoon também aparecem no episódio promovendo o “Pee Pee Water”.
A atriz Gwyneth Paltrow, por exemplo, já é uma entusiasta do mercado cripto há tempos. Em 2017 ela se tornou conselheira da Abra, startup com foco em transferência global de recursos via blockchain.
Além disso, em abril deste ano, ela foi uma das celebridades a investir na empresa de criptomoedas MoonPay por meio de sua empresa Kinship Ventures.
Conforme noticiou o CriptoFácil, ela se juntou a famosos como o cantor Justin Bieber, o rapper Snoop Dogg, a tenista Maria Sharapova, o ator Bruce Willis e o rapper Drake em uma rodada de investimentos.
Enquanto isso, Larry David promoveu a exchange cripto FTX em um comercial que foi ao ar na final do campeonato da NFL.
Já Reese Witherspoon, dos sucessos Legalmente Loira e Good Morning Show, anunciou em fevereiro deste ano uma série de TV em NFT.
Indústria cripto reduz em 90% gastos com anúncio
O deboche sobre a promoção de criptomoedas ou de empresas cripto vem em um momento de baixa para os ativos digitais.
A baixa geral do mercado cripto forçou as empresas a fazerem demissões em massa e a reduzir de forma expressiva os seus investimentos em anúncios e patrocínios.
De acordo com dados da empresa de análise Sensor Tower, o marketing de criptomoedas entrou em colapso desde novembro de 2022. Na verdade, os gastos com anúncios caíram cerca de 90% desde então.
Leia também: Análise Bitcoin: Como lucrar com BTC lateralizado
Leia também: SEO, Big Data, Blockchain e a nova forma de entender a sociedade
Leia também: Cidades Inteligentes e Descentralizadas: 4 exemplos de como a blockchain está moldando as cidades do futuro