O que é um Seguro de Responsabilidade Civil?

Tipos de Seguros de Responsabilidade CivilSaiba o que é um seguro de responsabilidade civil. Descubra se deve ou não gastar dinheiro neste tipo de apólice para se proteger contra situações inesperadas. Informe-se agora!

Os seguros de responsabilidade civil são as apólices que se contratam para cobrir os custos que estão a seu cargo na hora de pagar uma indemnização que pode ser da sua responsabilidade e que podem resultar de danos materiais, pessoais ou prejuízos causados por terceiros durante a vigência do contrato da apólice. Tendo em conta que pode acontecer um grande número de acidentes de responsabilidade, existem diversos seguros de responsabilidade civil que cobrem diferentes contingências. Continue lendo para saber melhor se vale a pena investir dinheiro para subscrever este tipo de seguro.

Guia completo de Seguros de Responsabilidade Civil

Atualmente as companhias de seguro disponibilizam diversos tipos de seguros de responsabilidade civil, que tem como objetivo proteger os seguradores em caso de acidente ou outro tipo de dano previsto pela apólice. Desta forma é possível subscrever uma apólice civil para riscos individuais (família, animais domésticos, caçadores e outros) e riscos das empresas (exploração, produtos, empregados e outros). Conheça um pouco melhor cada uma das apólices disponíveis.

Responsabilidade Civil Pessoal e Familiar

Desde o ponto de vista da responsabilidade civil pessoal podemos destacar que existem determinados seguros que cobrem o mesmo dentro umas condições específicas. Por exemplo, um seguro automóvel é um seguro de responsabilidade civil que, entre outras coisas, protege o condutor de acidentes de terceiros que possam causar danos físicos ou materiais.

Da mesma forma, o seguro de caçador é um seguro de responsabilidade civil que cobre o segurado de todos os danos que possa produzir pela prática da caça.

Desde o ponto de vista mais geral, e incluindo a responsabilidade civil de todos os constituintes da família, o seguro da casa apenas inclui cobertura de responsabilidade civil que inclui o pagamento das reclamações civis contra os integrantes da unidade familiar não apenas dentro da residência, como também fora dela.

Esta cobertura entra em ação, por exemplo, no pagamento de danos produzidos pela queda acidental na via pública de algum objeto procedente da sua moradia e que possa provocar danos a pessoas ou coisas. Da mesma maneira seria feito o pagamento de indemnizações fixadas por via civil pelos danos provocados a terceiros pelos seus animais domésticos. Neste caso, deve ter em conta que determinadas raças de cães, consideradas como perigosas, não estão incluídas na cobertura, tendo que fazer um seguro específico nestes casos.

Responsabilidade Civil Profissional e Empresarial

Da mesma maneira que no caso de âmbito pessoal, exercer uma atividade profissional também pode ser susceptível de uma derivação de responsabilidades civis pelas suas ações.

Médicos, arquitetos, engenheiros, …é evidente que um erro ou negligência no exercício da sua profissão é susceptível de um dano a terceiros que deve ser compensado. Igualmente, no caso de uma empresa, se fabricar um determinado produto e tiver falhas no seu funcionamento e provocar danos nas outras pessoas ou coisas.

Num café ou restaurante pode acontecer o caso de servir algum produto em mau estado, que possa resultar em problemas de saúde de um ou mais clientes, uma empresa de transporte pode fazer o transporte de produtos e produzir danos na mercadoria, entre outras coisas. Nestes casos podemos distinguir diversos tipos de responsabilidades:

  • Responsabilidade Civil Pratonal, que engloba aqueles prejuízos que podem resultar da relação da empresa com os seus trabalhadores.
  • Responsabilidade Civil de Produtos, que tem a ver com os danos que podem causar o produto obtido e entregue no seu destinatário.
  • Responsabilidade Civil de Exploração, aquela que a empresa deve enfrentar como consequência direta do desenvolvimento da sua atividade empresarial.

Responsabilidade Civil dos Administradores Societários

Com a evolução da legislação e a possibilidade de derivação de responsabilidades fez com que os administradores de sociedades mercantis possam ter que indemnizar pelos danos causados na empresa contra terceiros ou sócios da empresa. Desta maneira, os administradores das sociedades em questão podem cobrir a contingência de que, sendo insolvente a sociedade, podem ser eles os responsáveis subsidiários por pagar o prejuízo.

O seguro de responsabilidade civil trata de passar todos os custos possíveis sobre os danos produzidos em terceiros ou em si próprio, seja uma pessoa física ou jurídica, a uma seguradora que assume esses custos, com limites estabelecidos no contrato, em troca do pagamento anual da apólice.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.