The Defiant: Comunidade ApeCoin se compromete com Ethereum para ‘escalar adequadamente’
Em uma vitória para as blockchains da camada 2, a comunidade da ApeCoin (APE), o token de governança do ecossistema Bored Ape Yacht Club (BAYC), votou para não expandir para fora da rede Ethereum.
Após um período de votação de 6 dias, 53,6% dos membros votaram para ficar com o Ethereum. A comunidade mobilizou mais de 7 milhões de tokens APE para a votação. Ou seja, cerca de 2,4% da oferta circulante de ApeCoins.
Principais rollups
O resultado significa que a comunidade provavelmente vai procurar as camadas 2 da rede Ethereum – como por exemplo os principais provedores de rollups Arbitrum e Optimism, ou o Immutable X focado em NFT – para escalabilidade. Assim, não vão buscar camadas 1 alternativas de baixo custo ou sua própria cadeia.
A mudança ganhou elogios em muitos no fórum de governança que são a favor da mudança para L2s. Os frequentadores do fórum MG responderam que “1.000% concordam” com a proposta.
“Mudar para uma L1 alternativa segmentaria a comunidade e tornaria muitas coisas mais difíceis de avançar. Existem muitas L2 viáveis atualmente, e mais por vir. Portanto, todo o trabalho deve ser focado em fazer isso funcionar em vez de inventar uma nova L1 específica do aplicativo.”
A pesquisa resulta das consequências da venda de terras no metaverso do criador do BAYC, Yuga Labs, Otherdeeds, no mês passado. Isso porque a venda foi prejudicada por “guerras de gas” e transações fracassadas na rede Ethereum.
De acordo com dados da Dune Analytics, 60.235 ETH (no valor de US$ 170,8 milhões na época) foram gastos em taxas de transação para operações bem-sucedidas durante o lançamento. No entanto, mais 1.653 ETH foram perdidos em 14.285 transações com falhas executadas por quase 12.000 carteiras.
Dimensionar corretamente
Em meio às consequências em 1º de maio, o Yuga Labs tuitou:
“A ApeCoin precisará migrar para sua própria cadeia para escalar adequadamente”.
Além disso, instou o DAO a considerar o melhor caminho a seguir.
Em resposta, o engenheiro DAO bayc2491 criou a proposta de governança AIP-41 no dia seguinte. O autor afirmou que a Apecoin deveria “permanecer dentro do ecossistema Ethereum e não migrar para outro lugar, para uma cadeia L1 ou sidechain não garantida pela Ethereum”.
A proposta dizia que a migração da ApeCoin para fora do Ethereum poderia levar a Yuga a apoiar por mais tempo o ApeCoin em conexão com NFTs como Bored e Mutant Apes, ou Otherside Deeds.
Ele acrescentou que os L2s do Ethereum oferecem melhorias significativas nas taxas e velocidade sem comprometer a segurança oferecida pelo Ethereum. No fórum de governança, K9 disse que deixar o Ethereum seria uma péssima ideia.
“A comunidade nasceu aqui, os macacos devem se manter firmes. Os rollups acabarão capturando a maioria, se não toda, a execução transacional no Ethereum.”
Ademais, K9 sugeriu que a ApeCoin aproveitasse a StarkWare como um provedor de serviços para lançar seu próprio pacote e citou um tuíte do desenvolvedor da StarkWare, Liron Hayman, pedindo à comunidade ApeCoin que use sua tecnologia.
Vote para decidir
Enquanto isso, 0xCreative expressou suporte para AIP-41, afirmando: “há muitas shitchains centralizadas por aí. Não, obrigado.”
Quaisquer propostas de governança que defendam que o projeto saia do Ethereum serão retidas por três meses após a aprovação da governança do AIP-41.
As coleções NFT da Yuga estão entre as mais populares por volume de negociação, com Mutant Ape Yacht Club em 7º, Otherdeeds de Otherdeeds em 9º e Bored Ape Yacht Club em 11º no geral. Cada uma gerou cerca de US$ 1 milhão em negócios nas últimas 24 horas, de acordo com o Dapp Radar .
A CoinGecko classifica o BAYC em segundo lugar por preço mínimo em 93,88 ETH e o MAYC em sexto com aproximadamente 19,2 ETH.
Leia também: Warner Bros se une a Nifty para projeto de NFT do Looney Tunes
Leia também: Mineradores de Bitcoin do Tennessee (EUA) são obrigados a desligar máquinas
Leia também: Bitcoin precisa crescer 10 vezes para se tornar proteção contra a inflação, diz CEO da Coinbase