O que é o Spread Bancário

Spread BancárioVocê sabe o que é o Spread Bancário? Conheça o que significa este termo usado no empréstimo de dinheiro a pessoas e negócios.

Basicamente o Spread Bancário pode ser definido como a diferença entre os juros cobrados pelos bancos ou instituições financeiras a pessoas físicas e negócios e as taxas pagas pelos bancos aos investidores e ao Banco Central Europeu (BCE).

Logo, quanto maior for o spread, maior será o lucro que os bancos têm com o crédito. Esta percentagem é definida através do risco de incumprimento do cliente e os custos de obter esse dinheiro para emprestar.

Guia de Spread Bancário

O spread bancário significa a margem que existe em as taxas de juros ativas e passivas. Para não dar demasiadas voltas, podemos iremos escrever um artigo sobre os conceitos de taxa ativa e taxa passiva. A taxa passiva é o que pagam os intermediários financeiros às entidades que fornecem dinheiro (que é utilizado em depósitos e prazos fixos), enquanto a taxa ativa é o que recebem os intermediários financeiros dos candidatos que pediram empréstimo. Continue lendo para encontrar todas as informações necessárias sobre este termo usado em créditos.

Existem muitas alternativas neste tipo de spread, sempre tendo em conta a diferença entre os tipos de juros, que são:

  • Spread Absoluto = Taxa ativa – Taxa passiva
  • Spread Relativo = (Taxa ativa – Taxa passiva) x (100 / Taxa passiva)

Segundo vários especialistas, nos países em desenvolvimento, emergentes ou estruturalmente instáveis, o spread tende a ser elevado como uma forma de cobertura do risco.

Para terminar, deixamos o vídeo acima criado pelo banco BES, onde é explicado de uma forma simples a sua definição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.