Lições dos Investidores mais Rentáveis

Daniel Kahneman, Prémio Nobel da PsicologiaSaiba quais as lições que deve aprender com os investidores mais rentáveis. Prepare-se para saber o que pensam os melhores investidores. Descubra porque eles ganham dinheiro!

Ficamos com preocupados com a crise bancária na Europa, com o abismo fiscal nos EUA, a descida do PIB nos EUA, a desaceleração da China, entre outros dados importantes. No entanto, o psicólogo ganhador do , autor do livro “Thinking, Fast and Slow“, acredita que é tempo de para, refletir e chegar a uma conclusão de que estas preocupações que se dão a curto prazo estão a afetar seriamente a sua capacidade de pensar racionalmente como investidor. Kahneman estuda como as pessoas estão fortemente predispostas a tomar decisões erradas a maior parte do tempo, e especialmente, esta situação acontece frequentemente com os investidores particulares. Continue lendo para melhorar a sua capacidade como investidor e encontrar várias dicas importantes para a psicologia do trader.

Dicas dos Melhores Investidores

O principal problema, segundo este psicólogo seria o nosso sentimento face a uma falsa capacidade para prever o futuro ou, para o caso, explicar com precisão o passado. Tende-se a procurar um motivo porque hoje o índice bolsista caiu, e nem sempre existe um motivo lógico ou racional. Encontrar esse motivo hoje, interfere com a nossa capacidade de analisar sensatamente amanhã e de ter um pensamento claro a longo prazo.

Temos de pensar sobretudo acerca dos resultados a curto prazo. Você centra demasiado a sua experiência recente, que supõe que vai continuar. Este erro faz com que os investidores (incluindo os profissionais), estejam excessivamente receosos ao risco quando os mercados financeiros caiem, e demasiado otimistas quando os mercados sobem. Isto é o que faz um investidor particular comprar em máximo, sobretudo se é daqueles que investe por recomendação de profissionais (profissionais estes que tão pouco batem o mercado).

Atualmente diz-se que o método de Graham não serve, e existem novos métodos de investimento que dizem bater o mercado, mas os únicos que continuam a bater o mercado são os mesmos que faziam há 50 anos atrás, entre eles Warren Buffett e George Soros. O dinheiro que alguns investidores ganharam num mercado alcista (onde todos ganham) não os converte em cérebros do investimento, mesmo modo que ter menos-valias num mercado baixista, não o converte num idiota.

A chave é ser de capaz de identificar o comportamento irracional de outros e reduzir ao mínimo a possibilidade de que a sua própria conduta esteja sujeita a erros. Na bolsa, não existem métodos milagrosos. Existem métodos que funcionam, enquanto outros simplesmente não funcionam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.