Diferenças entre Investimento e Especulação

Investir Vs EspecularSaiba quais são as diferenças entre investimento e especulação segundo Benjamin Graham. Entenda a diferença com o guru de finanças mais popular de Wall Street.

Investimento e especulação são dois dos conceitos mais utilizados nos mercados financeiros, especialmente na bolsa de valores. Muitas vezes são utilizadas indistintamente, ainda assim têm significados muito diferentes desde a perspetiva de value investing. Neste artigo vamos ver a diferença entre investimento e especulação segundo Benjamin Graham, analisaremos as características que requer para que não se considere uma operação financeira especuladoras. Continue lendo para saber a diferença entre ambos os conceitos.

Investimentos Vs. Especulação

Benjamin Graham define o investimento no seu livro “O Investidor Inteligente” como, aquela que, através de uma análise exaustiva, promete segurança e um rendimento adequado ao investidor. Enquanto a especulação é definida ao contrário, pelas operações que não satisfazem estes requisitos.

Os três requisitos de um investimento não especulativo segundo este guru de finanças consiste na análise exaustiva da empresa, a segurança do seu investimento e um rendimento adequado ou satisfatório.

É possível investir sem especular?

Para Graham, todas as operações financeiras que não cumpram com estes requisitos anteriores, podem ser considerados como uma especulação. Em primeiro lugar, devemos partir de um caminho em que todos os investimentos têm um certo grau de incerteza, por muito pequena que seja. Como sempre, está presente a possibilidade de perder o dinheiro investido. Pode existir especulação sem investimento, mas não investimento sem alguma especulação.

Apesar de existir um conceito económico de “risk-free rate” (taxa de retorno insenta de risco), isso não deixa de ser um conceito abstrato inexistente na prática. Para muitos, as obrigações do EUA ou as obrigações da Alemanha são as representações práticas deste conceito. No entanto, é possível que estes países não possam pagar se suceder alguma coisa imprevista, como pode ser uma grande guerra ou uma catástrofe natural – o que é improvável.

O que devemos fazer é minimizar a especulação para maximizar a segurança dos seus investimentos e, como consequência, minimizar o risco. Na verdade existem três métodos para reduzir a especulação e por isso, aumentar a segurança sobre os seus investimentos:

  1. Investir apenas em empresas fáceis de valorizar, que podem ser as que têm lucros mais previsíveis.
  2. Realizar uma análise profunda das empresas.
  3. Analisar melhor os seus investimentos, aumentando o seu conhecimento e experiência.

A combinação destes três métodos, junto de uma grande dose de sentido comum e de experiência, foi o que converteu Warren Buffett no terceiro homem mais rico do mundo e no melhor investidor da bolsa. Pode ser que ao investir você chegue a estar na lista dos mais ricos do mundo da revista Forbes. Arrisque!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.