Se a regulamentação das criptomoedas é inevitável, então vamos nos adaptar a ela

Os debates sobre a conformidade regulatória estão em alta em Washington, na imprensa e em toda a comunidade de criptomoedas. Qualquer que seja o destino final dos projetos de lei e das emendas apresentadas, uma questão é fato: as finanças descentralizadas (DeFi) vieram para ficar.

Eles oferecem soluções para uma série de problemas que, até agora, não conseguimos resolver adequadamente por meio do sistema fiduciário.

No entanto, para que esses problemas sejam resolvidos, devemos fazer um inventário dos problemas que enfrentamos na mudança para a adoção em massa, decidir sobre a melhor abordagem para resolvê-los e entender quais compromissos são necessários para integrar as soluções de blockchain no mainstream de uma vez por todas.

Um meio-termo prático promove o regulamento prático

Desde que haja compromissos de boa-fé sobre a mesa de todas as partes interessadas, a indústria blockchain será capaz de ampliar o sistema financeiro tradicional e tornar o mundo um lugar melhor para inúmeras pessoas.

Uma coisa que todos devemos nos esforçar para manter em mente durante essas discussões em andamento é a oportunidade real de reduzir a exclusão financeira.

Inscreva-se no The Defiant para se manter atualizado com as melhores notícias sobre DeFi:

Pessoas em países em desenvolvimento precisam de uma alternativa para seus sistemas baseados em fiat e, desde que certas salvaguardas estejam em vigor, DeFi é a solução perfeita para eles.

Há um equilíbrio que precisa ser alcançado aqui – existe a oportunidade de fornecer estabilidade econômica e oportunidade para o mundo, mas precisamos fazer isso enquanto protegemos os usuários e operamos em uma estrutura regulatória de combate à lavagem de dinheiro. Nós (“a indústria de cripto”) precisamos de soluções reais, não de meias-medidas que nos afastem ainda mais da legitimidade ou puxem o tapete sob nós quando as regras inevitavelmente evoluem.

Para que a indústria cresça, floresça e se torne o mecanismo dominante de nossa economia global, devemos implantar camadas de conformidade no DeFi.

Estão sendo feitos progressos para que todos concordem com a realidade de que as regulamentações são inevitáveis. Mas ainda estamos no ponto do ciclo em que há muito atrito e reticências para permitir que o DeFi seja considerado na conversa regulatória.

Existem entusiastas do criptomoeda que rejeitam a ideia de regulamentações em uma plataforma descentralizada. Mas para que a indústria cresça, floresça e, por fim, se torne o mecanismo dominante de nossa economia global, devemos implantar camadas de conformidade no DeFi.

A configuração da paisagem regulatória

A Força-Tarefa de Ação Financeira (FATF, em inglês), a agência global de vigilância contra lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, deve finalizar seus padrões no quarto trimestre deste ano.

Após a publicação desses padrões, mais de 200 países membros e jurisdições serão obrigados a aplicá-los, normalmente na forma de leis e regulamentos específicos de cada país. Isso cria um problema.

Os países e jurisdições em todo o mundo que se enquadram no acordo global da FATF provavelmente aplicarão os padrões de forma diferente. Não há nenhum aspecto no acordo que unifique as regras de aplicação nesses mais de 200 países e jurisdições.

Isso pode complicar seriamente a participação global nos protocolos DeFi devido aos requisitos regionais exclusivos de conhecer seu cliente (KYC) e AML.

Por exemplo, nos Estados Unidos, não há problema em verificar pessoas por meios eletrônicos, como reconhecimento facial para fins KYC. Na Alemanha, entretanto, isso não é permitido.

A única maneira de coletar informações KYC na Alemanha, em certos casos, é se alguém estiver fisicamente em uma videochamada com representantes de serviço gravando uma conversa e seguindo um script.

Somente por meio de uma abordagem de conformidade padronizada e em camadas os protocolos DeFi permanecerão acessíveis para a participação global.

Uma vez que diferentes jurisdições terão sua própria versão separada e diferenciada das regras, os protocolos DeFi operando dentro dessas jurisdições provavelmente precisarão contar com empresas licenciadas e regulamentadas para fornecer serviços de conformidade.

Isso criará uma necessidade real de parceria entre desenvolvedores de aplicativos descentralizados (dApp) e entidades regulamentadas licenciadas.

Um novo subconjunto da indústria está nascendo para intermediar essa relação entre os reguladores e essas entidades privadas, apresentando novas oportunidades para criar soluções inovadoras e competitivas que aumentem o espaço exponencialmente, proporcionando aos participantes do DeFi um campo de jogo nivelado cheio de opções que reduzem custos e aumentam a liquidez tudo em volta.

A vitória está na preparação

É de vital importância estabelecer uma estrutura padronizada sob a qual entidades licenciadas e regulamentadas com base em jurisdições individuais forneçam serviços de conformidade para criar o relacionamento entre reguladores e dApps.

Somente por meio de uma abordagem de conformidade padronizada e em camadas, que permite exclusividade jurisdicional e consistência internacional ao mesmo tempo, os protocolos DeFi permanecerão acessíveis para participação global.

A participação da DeFi se tornaria regional sem essa abordagem de conformidade em camadas, o que teria o efeito líquido de aumentar a desigualdade financeira globalmente.

O maravilhoso é que temos pessoas incrivelmente inteligentes e apaixonadas em nosso próprio setor que acreditam em um conjunto de princípios básicos compartilhados. A atividade coordenada já está em andamento para fornecer soluções e encontrar o lendário equilíbrio perfeito de compromisso.

Usando as ferramentas de nosso comércio, estamos criando soluções seguras e não intrusivas de dentro. E a melhor coisa que poderíamos fazer é colocá-los em prática com entusiasmo agora, para que quando os reguladores vierem buscar o DeFi, eles descobrirão que ele está pronto e capaz de atender aos padrões sem a necessidade de mudanças forçadas.

Podemos operar em um mundo regulamentado e manter intacta a essência da descentralização. Se uma solução está em vigor antes que os reguladores ditem uma solução, estamos à frente do jogo e no comando de nosso próprio destino descentralizado.

Aviso: este artigo tem a funcionalidade exclusivamente informativa, não constitui aconselhamento de investimento ou uma oferta para investir. O CriptoFácil não é responsável por qualquer conteúdo, produtos ou serviços mencionados neste artigo.

Leia também: Entenda os ciclos de preço do Bitcoin e demais criptomoedas

Leia também: Coluna do TradingView: Quanto tempo pode durar a animação do Mercado?

Leia também: Fantom implanta PoS de alta velocidade para resolver o ‘Blockchain Trilema’

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.