Painel: O crescimento maciço “play-to-earn” irá resistir a um mercado de criptomoedas em baixa

O que acontecerá quando um mercado em baixa atingir os jogos de blockchain, um setor que nunca viu uma desaceleração antes?

O jogo mais óbvio de se olhar é o líder de mercado, Axie Infinity, o jogo de equipes de personagens fofinhos que lutam como Pokémon.

“Agora estou percebendo que a família Axie é extremamente forte. Não vai desaparecer”, disse Ben Heidorn da Blockade Games, a empresa por trás do jogo Neon District, da NFT, na NFT.nyc, a conferência de colecionáveis ​​digitais que ocorreu de 2 a 4 de novembro em Nova York.

Bear Market

Se houver um mercado em baixa chegando à criptomoedas em breve, como muitos esperam, Heidorn disse que ninguém sabe realmente qual será o impacto nos jogos de blockchain que fizeram tanto progresso nos últimos anos. Ele previu que o jogo de blockchain mais popular até agora irá resistir com sucesso.

Isso refletiu o sentimento geral de alta do painel do play-to-earn no último dia da conferência. À medida que os itens digitais em jogos crescem em valor, os palestrantes previram que os jogos farão a economia global se adaptar a eles, desde o aumento da noção global de um salário mínimo até o aquecimento das economias do mundo em desenvolvimento.

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Heidorn dividiu o palco com Jason Chapman da Konvoy Ventures e David Zastrow da Axie Infinity, no palco do Palladium Theatre, um dos vários locais em que o NFT.nyc aconteceu.

Monetização de jogos

Play-to-earn é uma nova maneira de monetizar videogames habilitados por criptomoeda e tecnologia de blockchain. Em sua forma mais pura, os criadores podem lançar um jogo com itens e moedas no jogo que os jogadores ganham e podem ser trocados fora do jogo por outros itens ou por criptomoeda.

Se um jogo é bom o suficiente, isso agrega valor aos ativos digitais, o que faz com que os próprios tesouros dos criadores aumentem de valor, fazendo com que valha a pena construir o jogo em primeiro lugar.

Em todos esses jogos, “o objetivo final é o mesmo, dar às pessoas um meio pelo qual elas podem mudar suas próprias vidas”, disse Heidorn.

100x

Essas economias vão evoluir rapidamente, concordam os painelistas. “Play-to-earn no Axie ou no Neon District é uma experiência”, disse Heidorn. Não seremos capazes de prever as muitas maneiras pelas quais a economia de jogos como esses mudará ao longo do tempo à medida que esse setor se torna mais popular.

Zastrow estimou que o tamanho atual do espaço de jogo descentralizado é de 2,5 milhões de jogadores, prevendo que as pessoas em lugares como a América do Sul e a África logo descobririam os jogos de blockchain, expandiriam a base de jogadores e rapidamente se tornariam líderes na indústria. Chapman estimou que nos próximos anos veriam 100 milhões de jogadores.

“Vai se tornar 100 vezes mais do que é hoje nos próximos anos”, disse Heidorn.

Major Studios

A questão é que tipo de jogo atrairá esses jogadores. Ninguém espera que ele permaneça simplesmente um mundo Axie Infinity para sempre. A conversa em curso nos jogos Web3 é: quando os jogos de blockchain atingirão a qualidade dos videogames convencionais, o que é conhecido como jogos AAA.

Heidorn apontou que, por exemplo, a Ubisoft (um grande estúdio) está no espaço há anos, mas é complicado.

“O modelo tripleA é – você não pode simplesmente colocar um blockchain nele”, disse Heidorn. “Se os ativos tiverem algum tipo de utilidade no jogo, você terá que redesenhar completamente sua economia.”

É por isso que ele espera que a qualidade AAA seja mais provável de vir das empresas existentes, à medida que mais e mais fundos entram em jogos de blockchain e os estúdios são desenvolvidos de forma mais completa.

“Eu sei que há equipes agora que têm um grande talento AAA chegando”, disse Heidorn.

Não é bem-vindo

Enquanto isso, a principal plataforma de distribuição de jogos em jogos tradicionais, o Steam, disse que NFTs e jogos de blockchain não são bem-vindos.

“Eu estava chateada. Eu amo a Valve. Eu respeito o Steam e tudo o que eles fizeram pela comunidade, mas eles perderam o barco”, disse Chapman.

Heidorn previu que é temporário. “Eventualmente, eles vão desabar e o blockchain vai voltar para a plataforma”, disse ele.

Um modelo muito usado em jogos móveis é conhecido como free-to-play. Esses jogos estão abertos para qualquer um começar a tentar, mas para se sair bem, os jogadores geralmente precisam comprar itens do jogo. Heidorn apontou que cerca de 2% dos jogadores compram muitos itens e acabam subsidiando os jogos para todos os outros.

Quando esses itens se tornam algo que as pessoas podem especular, entretanto, ele previu que a proporção de jogadores que compram itens aumentará enormemente. É uma das maneiras pelas quais o desenvolvimento de jogos se torna muito mais viável com o blockchain.

Chapman disse que esse aumento de poder para os jogadores é uma das coisas que ele gosta muito neste setor. Os jogadores podem compartilhar as vantagens de jogos de sucesso. As pessoas têm mais opções para sobreviver no mundo.

A indústria de jogos blockchain está “treinando novamente os jogadores em termos do que eles devem esperar de seus jogos”, disse Chapman.

Aviso: este artigo tem a funcionalidade exclusivamente informativa, não constitui aconselhamento de investimento ou uma oferta para investir. O CriptoFácil não é responsável por qualquer conteúdo, produtos ou serviços mencionados neste artigo.

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