Mineradores de Bitcoin se afastam de Elon Musk para ter mais autonomia
O recém-formado Conselho de Mineradores de Bitcoin (BMC, na sigla em inglês) deixou claro que o CEO da Tesla, Elon Musk, não terá nenhuma função dentro da organização. De acordo com um comunicado, o bilionário se limitou a participar de um painel educacional sobre mineração de criptomoedas.
“Elon Musk não tem função no BMC. A extensão de seu envolvimento foi juntar-se a uma chamada educacional com um grupo de empresas norte-americanas para discutir a mineração de Bitcoin”, informou o BMC.
Conselho afasta influência de Elon Musk
Com esta declaração, o conselho busca se distanciar de Musk e da sua suposta influência no mercado de criptoativos.
Conforme informou o BMC, a associação realizará reuniões trimestrais para discutir tendências na mineração de Bitcoin. Além disso, o grupo irá definir parcerias com pesquisadores, coletar dados e educar a comunidade sobre o tema.
No comunicado, o grupo destacou ainda que não pretende afetar a descentralização da rede:
“O Conselho é apenas uma parte da grande comunidade do Bitcoin. Somos um grupo de mineradores independentes que trabalham para melhorar a transparência na indústria de mineração e compartilhar as melhores práticas. Não pretendemos mudar a natureza descentralizada do Bitcoin”, destacou o grupo.
Um dos objetivos que levou à formação do conselho foi promover o uso de energia renovável para mineração.
Com base nisso, o grupo incentivou seus integrantes a serem transparentes sobre o uso de energia. Mais precisamente, pediu que os mineradores compartilhem experiências e revelem o percentual de utilização de energia limpa e uso de combustíveis fósseis.
“O Conselho acredita que o uso de energia do Bitcoin é um recurso, não um bug. Ela fornece uma segurança tremenda para a rede. Ao fornecer um fórum de divulgação voluntária, os mineradores podem optar por compartilhar suas fontes de energia. A esperança é promover a transparência”, acrescentou a organização.
O conselho de mineração realizou uma primeira reunião exploratória em maio. Participaram do encontro, Michael Saylor, CEO e fundador da MicroStrategy, e Elon Musk.
A criação do grupo se deu após Musk anunciar que a Tesla não aceitaria mais Bitcoin como pagamento por seus veículos. Isso porque ele estaria preocupado com questões ambientais devido ao uso de energia não renovável na mineração.
Leia também: China proíbe mais uma região de minerar Bitcoin
Leia também: Falha na B3 e posições de investidores em renda variável são afetadas
Leia também: FMI: relação de El Salvador com Bitcoin pode gerar problemas jurídicos e econômicos