Jogo NFT faz taxas da Polygon dispararem 1.000%

As taxas da rede Polygon (MATIC) registraram um forte pico superior a 1.000% nas últimas 24 horas. Conforme dados do site Polygonscan, as taxas padrão chegaram a atingir 500 Gwei. Já as taxas de alta velocidade ficaram ainda mais caras, superando a cifra de 812 Gwei.

Taxas da MATIC. Fonte: Polygonscan.

De acordo com o analista de segurança Thomas Kerbl, o motivo foi o jogo Sunflower Farmers, que chegou a consumir mais de 50% das taxas da rede. O jogo possui uma dinâmica simples, mas cada ação realizada nele demanda uma transação da blockchain.

Como o jogo teve uma forte demanda, o resultado foi um aumento considerável no volume de operações na MATIC. Dessa forma, a rede passou a sofrer uma série de ataques de negação distribuída (DDoS, na sigla em inglês).

Todavia, estes ataques não foram maliciosos ou intencionais, mas sim resultado da dinâmica do jogo. De certa forma, foi a mesma coisa que aconteceu com os CryptoKitties em 2017. Na época, o excesso de operações acabou por sobrecarregar a rede do Ethereum (ETH), algo que aconteceu agora na MATIC.

“Acontece que os desenvolvedores consideraram uma boa ideia armazenar o estado atual do estado de cada jogador no blockchain – a cada 25 minutos! E, imaginem só!, um novo jogo com incentivo monetário atraiu uma tonelada de bots tentando extrair valor”, disse Kerbl.

Bots e mineradores aproveitam picos de alta

Com o aumento da atividade na MATIC, a validação dos blocos ficou mais atrativa, o que levou os validadores a tentar extrair valor da situação. Nesse sentido, a MATIC registrou uma série de blocos vazios e outros com altas taxas.

Esse procedimento aumenta a atividade da rede, mas concentra esta atividade em menos blocos. Como resultado, as taxas de gas tendem a subir. De fato, um gráfico da Delphi Digital mostra que a porcentagem de blocos vazios na MATIC (barras roxas) superou os 10%.

Relação entre as taxas e blocos vazios da MATIC. Fonte: Delphi Digital.

A utilização de robos (bots) citada por Kerbl é uma prática comum em muitos jogos play-to-earn. Elas são criadas pelos jogadores e controladas automaticamente, visando ganhar recompensas no jogo. Como os robôs operam em maior velocidade do que os jogadores humanos, seus criadores levam vantagem.

Por outro lado, os jogadores que controlam seus próprios personagens costumam tomar prejuízo, o que aumenta a concentração do jogo. Por isso, redes como o Axie Infinity e outras já estabeleceram recursos para combater o uso de bots.

Leia também: Bitcoin já é aceito como moeda em alguns lugares do Brasil 

Leia também: Curve pode iniciar movimento de alta e superar baixa do mercado diz analista

Leia também: Economista indica duas criptomoedas para comprar e fugir da baixa do Bitcoin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.