Exchange de criptomoedas é atacada após interromper serviços na Rússia

A exchange de criptomoedas Currency.com foi alvo de um ataque de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês), logo após anunciar que estava deixando de oferecer seus serviços aos usuários da Rússia.

Um ataque DDoS geralmente ocorre quando um grande número de dispositivos coordenados passa a acessar um site ao mesmo tempo. Este ataque deixa o endereço sobrecarregado e, com isso, os usuários não conseguem acessar o site.

De acordo com o proprietário da empresa, Viktor Prokopenya, o ataque foi realizado por hackers russos. 

“Você não precisa ser um cientista de foguetes. Já fomos atacados antes, como todas as empresas financeiras, mas o tamanho disso foi incrível: dez vezes mais do que já vimos”, disse ele ao The Sunday Times.

Rússia atacou exchange de criptomoedas?

Conforme noticiou o portal, minutos depois do anúncio de que a exchange deixaria de oferecer seus serviços no país, houve uma onda de ameaças de morte de russos à equipe do call center da Currency.com. Em seguida, a plataforma sofreu o ataque de DDoS.

Mas a empresa não é a primeira a ser alvo de um ataque cibernético depois de condenar a guerra da Rússia. Afinal, ataques do tipo também foram registrados contra o Ministério da Defesa e o setor financeiro da Ucrânia.

É possível que a Currency.com tenha sido a primeira plataforma entre as gigantes das criptomoedas a interromper completamente as operações no país.

Outras plataformas, como Coinbase e Binance, em vez de deixar de oferecer os serviços aos russos, passaram a bloquear contas de pessoas e empresas sancionadas.

Segundo a Binance, proibir o acesso das pessoas às criptomoedas seria contrário ao motivo pelo qual as criptomoedas existem.

“No entanto, tomamos as medidas necessárias contra aqueles que foram sancionados. Se a comunidade internacional ampliar ainda mais essas sanções, também as aplicaremos agressivamente”, disse a plataforma.

Contudo, para Prokopenya, as plataformas cripto deveriam deixar os negócios de lado neste caso:

“Todos na comunidade financeira devem fazer o seu melhor e assumir uma posição de princípios. Você tem que denunciar as ações da Rússia nos termos mais fortes possíveis. Esta não é uma questão política [divisiva] como Brexit ou Trump; é uma guerra terrível. Não há como aprovar isso.”

Alex Bornyakov, vice-ministro digital da Ucrânia, disse:

“Congratulamo-nos com a decisão da Currency.com de desativar seus serviços para os russos e incentivar as outras exchanges de criptomoedas a fazerem o mesmo. Estamos nos comunicando com várias exchanges de criptomoedas. Sei que algumas delas também estão pensando em se retirar da Rússia.”

Leia também: Protocolo DeFi perde R$ 850 milhões e token cai 88%

Leia também: Analista que previu queda do Bitcoin em 2021 projeta criptomoeda a US$ 135 mil em 2023

Leia também: Popular mixer de criptomoedas vai bloquear transações de endereços sancionados pelos EUA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.