Empréstimos: aprenda a fazer e não se endividar

Mesmo que você não tenha outra saída e para sair da dívida já está decidido que é só solicitar um empréstimo, tome cuidado com  algumas circunstâncias no momento de escolher os seus empréstimos.

É comum que as pessoas em algum momento da vida se endividam, inclusive nós, brasileiros, fechamos o ano de 2021 com uma taxa de famílias que chegaram ao endividamento em 74,6%, ou seja, mais da metade dos brasileiros estão com o nome sujo.

Claramente ninguém gosta de estar em uma situação dessas, por isso, é necessário solicitar empréstimo, mas mesmo que ele tenha as suas vantagens a curto prazo, se você não se planejar para o que pode vir até conseguir, ele pode te colocar em situações piores.

Atenção com os empréstimos

Basicamente os empréstimos são contratos com empresas financeiras que disponibilizam uma quantia em dinheiro para que a longo prazo você pague acrescido de juros.

Você deve estar pensando o quanto pode ser perigoso fazer isso, principalmente se você tem o nome sujo e pode acabar piorando a situação, afinal, por que pedir um dinheiro que não é seu e ainda devolver com um valor maior, sendo que no momento você não consegue usar o que vem da sua própria renda?

Faz total sentido esse pensamento e ele pode ser útil para você agir com mais prudência caso precisar de um empréstimo algum dia, no entanto, para pessoas que estão com o nome no Serasa ou SPC, por exemplo, terem a chance de limpar o nome pode surgir apenas por meio de um empréstimo.

Sem contar que ela tem o nome limpo e apenas pagamentos a serem feitos mensalmente, e ter o nome limpo.

Casal com dívidas quitadas / Fonte: Jornal Folha do Litoral

Os empréstimos têm suas vantagens, que é resolver problemas que podem piorar futuramente, mas ainda assim podem ser perigosos se você não se preparar para recebê-lo, então veja abaixo como você pode fazer isso, até mesmo com o score de crédito baixo.

Planejamento para solicitar e receber empréstimos

Esse planejamento pode ser voltado para estratégias que podem ser colocadas em prática antes e  após o recebimento do empréstimo, veja quais são:

São as taxas de juros que podem facilmente prejudicar o pagamento do seu empréstimo, para saber se elas são ou não abusivas, também é preciso fazer uma pesquisa de mercado.

Essa pesquisa de mercado vai te ajudar a definir qual empréstimo e de quais instituições se encaixam mais com o que você precisa, analise as circunstâncias de pagamentos, em quantas parcelas podem ser feitas e o limite do montante emprestado.

Juros alto / Fonte: Jusbrasil

No momento em que estiver pesquisando, vise e priorize algumas características do empréstimo que seja além da taxa de juros, como por exemplo, quando você terá que começar a pagar o empréstimo.

Algumas empresas colocam o primeiro pagamento do empréstimo após 3 ou 6 meses do recebimento do dinheiro, o que é bom e dá mais tempo para o planejamento, você pode juntar o dinheiro da parcela e pagar algumas adiantado, assim terá até vantagens e diminuir as taxas de juros.

Outra coisa é se atentar se o empréstimo tem margem de garantia, nesses casos, quando o tomador do empréstimo é inadimplente, a empresa precisa ter uma garantia, como um imóvel, veículo ou qualquer outro bem de valor de seu cliente.

O próximo passo é você selecionar os empréstimos que são mais atrativos e colocar a quantidade que terá de separar ao fazer os pagamentos mensais e ver qual é melhor quanto ao seu orçamento mensal.

Se necessário, para que você não fique apertado quando estiver pagando esse empréstimo pode passar a economizar e diminuir gastos e despesas, seja seletivo, pense três vezes antes de comprar as coisas durante o dia, se for algo que você consiga ficar sem, não compre.

Pessoa atenta com as informações de empréstimos / Fonte: Startupi

Caso não queira cortar gastos, seria bom se você tivesse mais renda, então procure formas de aumentar seu orçamento, assim também não ficará apertado e também terá como pagar o que comprar, não correndo o risco de entrar em outra dívida.

Esses cuidados acima é necessário você dobrar se o empréstimo escolhido for consignado, pois neste não há como deixar o boleto vencer, ou esperar outro dia para fazer a transferência, pois o pagamento é descontado diretamente da folha de pagamento.

Então ter formas de fazer um dinheiro extra é interessante para não faltar por conta do pagamento.

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

Leia também: Vale a pena investir? 4 tokens DeFi com sinais de alta 

Leia também: Queda do Bitcoin liquida R$ 1,5 bilhão em futuros

Leia também: De marketing a analista de influencers: Brasil tem 109 vagas abertas para o mercado de criptomoedas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.