Curve propõe acabar com emissões de token CRV em pools ligadas à UST

Após o colapso da Terra, os seus tokens começam a ser retirados de várias plataformas. A mais recente delas é a Curve Finance, exchange descentralizada (DEX) voltada para o uso de stablecoins. Uma nova proposta quer encerrar as emissões dos tokens CRV em pools relacionadas à UST.

De acordo com a proposta, os riscos técnicos e de mercado associados ao uso do UST em pools da Curve foram apontados como o problema. Desde a semana passar, a stablecoin da Terra perdeu mais de 90% do seu valor.

“Devido às circunstâncias atuais, ou seja, a UST negociando 90% fora do ecossistema fora de PEG e Terra tendo US$ 9 bilhões em dívidas, atualmente não há perspectiva de uma recuperação sustentável da UST ”, afirmou a proposta.

Nem mesmo o anúncio de um plano de reestruturação da Terra amenizou o mercado. A Curve abordou este plano, mas disse que a ideia desperta mais preocupações. Isso porque há o risco das causas do colapso da UST e do token LUNA persistirem, afetando o sistema mesmo após a recuperação.

“Além disso, ainda não está claro sobre como exatamente as fraquezas foram exploradas e se esses vetores de vulnerabilidade persistirão mesmo no caso de um resgate bem-sucedido”, acrescentou a Curve.

Lançada no início desta quinta-feira (19), a proposta está disponível na DAO que controla a Curve. Por enquanto, houveram apenas nove votos, todos eles a favor da retirada.

Sobre a proposta

Se a proposta for aprovada, as emissões de CRV de todos os pools envolvendo o UST terminariam, encerrando efetivamente todos os incentivos para qualquer um para fornecer UST na DEX.

E o consenso parece concordar: 100,0% de todos os eleitores votaram para encerrar as emissões de CRV de pools relacionados à UST. Contudo, somente 2,27% dos provedores de liquidez votaram, enquanto o consenso requer 30%.

O prazo final da votação se encerra em 25 de maio, às 21h (horário de Brasília). Caso o consenso seja atingido, quem tiver a maioria dos votos vencerá a proposta.

Riscos aos investidores

A proposta apontou ainda que os pools da Curve envolvendo a UST poderiam atuar como uma maneira de investidores oportunistas atraírem liquidez para abandonar seus investimentos fracassados. Ou seja, tentar vender suas UST e causa mais volatilidade ao mercado.

Os desenvolvedores, no entanto, explicaram que a proposta diz respeito a riscos técnicos. Portanto, não há nenhuma posição pessoal contrária à Terra ou a sua equipe. Para Sam Kazemian, fundador da stablecoin Frax, trata-se de uma questão conceitual: se a UST perdeu a paridade, não faz sentido continuar em uma DEX voltada para stablecoins.

“Isso é mais técnico do que qualquer tipo de julgamento do UST/Terra. A stablecoin não está atrelada, portanto, literalmente, não pode ficar ou estar dentro dos pools da Curve até, ou se, ela recuperar sua paridade”, disse.

A relação entre Curve e UST

A Curve é uma DEX que conta com vários pools de liquidez voltados para stablecoins. Os usuários que fornecem fundos e liquidez aos pools ganham rendimentos anuais de até 4%.

Dessa forma, a DEX e oferece uma maneira eficiente de negociar várias stablecoins. Suas taxas são baixas e os desvios nas execuções das ordens (slippage) também são menores.

Por ser uma stablecoin supostamente descentralizada, a UST ganhou muito espaço no mercado, sobretudo nas finanças descentralizadas (DeFi). Mas quando os investidores passaram a vender UST, o preço entrou em colapso, causando uma espiral da morte.

Como resultado, a queda também prejudicou várias aplicações de DeFi. Uma delas foi a 4Pool, pool de liquidez lançado na Curve em abril. Este pool operava duas stablecoin descentralizada, a FRAX e a UST, bem como a USDT e a USDC.

O colapso da UST afetou a liquidez no 4Pool, que hoje é pouco maior do que US$ 25 mil. Mas os criadores esperavam volumes na casa dos milhões de dólares. Por isso, a retirada da UST é vista como uma estratégia de salvação para os pools.

Leia também: CVM proíbe outra empresa de Forex e criptomoedas de operar no Brasil

Leia também: Stablecoin Tether (USDT) divulga novo relatório de reservas com aumento de títulos do Tesouro dos EUA

Leia também: Presidente do Panamá pede leis mais rigorosas antes de aprovar regulamentação de criptomoedas no país

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.