Com taxa zero, volume de Bitcoin na Binance dispara e CZ anuncia medidas de combate a lavagem de dinheiro

Para comemorar os cinco anos de sua criação, a Binance zerou todas as taxas para negociação de Bitcoin (BTC) na plataforma. Como resultado, o volume de negociação na exchange disparou para os maiores níveis vistos desde 12 de março de 2020, o dia do famoso coronacrash.

De acordo com os dados da Binance, o aumento começou ainda na sexta-feira (8), quando a taxa zero entrou em vigor. O gráfico abaixo ilustra a diferença abissal entre os volumes antes e depois da taxa zero.

Volumes de negociação na Binance dispararam. Fonte: Binance.

Volumes de negociação na Binance dispararam. Fonte: Binance.

As taxas zero valem para negociações à vista de BTC nos pares com 13 pares de stablecoins e moedas fiduciárias. Ou seja, as negociações de BTC em USDT ou então em reais (BRL) não terão qualquer custo.

O par BTC/USDT, por exemplo, registrou o maior aumento de volume. Em poucas horas, os usuários negociaram mais de 320 mil criptomoedas negociadas, o maior nível diário de volume desde o coronacrash.

Combate a lavagem de dinheiro

Por outro lado, o CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, atribuiu o aumento às pessoas que tentam ganhar níveis VIP por meio de altos volumes de negociação. Isto é, a pessoa não negocia exatamente um volume orgânico, mas sim apenas visando obter um nível maior.

“Vamos excluir a negociação de BTC dos cálculos VIP”, ele twittou.

Ao mesmo tempo, CZ alertou que a taxa zero pode servir de estímulo para operações de lavagem de dinheiro, também conhecidas como wash trade. Nestas operações, um grande investidor compra e vende simultaneamente o mesmo ativo, com o objetivo de gerar volume financeiro.

No entanto, esta movimentação é falsa e geralmente serve como forma de enganar os investidores. Dessa forma, quem compra com base nesses dados pode estar adquirindo um ativo sem volume real e, consequentemente, perder dinheiro.

Por isso, CZ falou, sem explicar detalhes, que a Binance pretende combater esse tipo de operação.  “Removeremos todos os incentivos para lavagem de dinheiro. Anúncio com detalhes em breve”, disse o CEO.

Sobre a oferta

A exchange fez o anúncio de taxa zero na quarta-feira (6), com o plano entrando em vigor na sexta-feira (8), no quinto aniversário da Binance. O benefício ficará em vigor até que a exchange emita um segundo aviso.

Até lá, porém, os usuários podem se beneficiar de taxas zeradas e comprar e vender BTC na plataforma. No entanto, a exchange continua a cobrar taxas nas operações entre outras criptomoedas fora dos pares anunciados dentro da oferta.

No Brasil, a plataforma é a mais usada para negociação de Bitcoin há mais de um ano, de acordo com dados do Cointrader Monitor.

Contudo, nas últimas semanas a empresa enfrentou problemas com o seu ex-provedor de pagamentos, o banco Capitual. Por isso, precisou interromper saques e depósitos de real via Pix para usuários brasileiros, os quais estão sendo retomados gradativamente.

Leia também: Yuga Labs inicia testes do Metaverso Otherside

Leia também: Tether liquida posições na Celsius e elimina riscos para suas reservas 

Leia também: CEO da Binance prevê que os DEXs ultrapassarão os CEXs nos próximos 10 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.