A volatilidade realmente importa?

A  correção do preço do Bitcoin desta primeira parte de 2021, trazendo o preço de volta a 38k USD, traz de volta a tona a questão da sua volatilidade. Analistas apontam que e situação da Ucrânia – Russia que afeta a economia de modo geral impactou também no preço da primeira e principal criptomoeda do mercado.

Então, estariam preocupados os que guardam Bitcoin, os “Hodlers”? Não deveriam.

E quanto as empresas do setor? Ainda menos.

DCA

Aqueles que já vem guardando Bitcoin por algum tempo não tem referência no preço do dia, mas no seu próprio preço médio. É uma prática conhecida como “DCA”, sigla para “Dollar Cost Average”.

Se trata de uma abordagem de investir ativos voláteis que consiste em comprar uma mesma quantidade em certo período durante algum tempo, para que aquele ativo tenha um preço médio na sua carteira, atenuando uma eventual queda no volar.

Como podemos ver aqui em bitcoindollarcostaverage.com, quem seguiu fazendo DCA – comprando a mesma quantidade, uma vez por mês –  desde março de 2020 está com um lucro acumulado de 114.78%. Assim, mesmo que o preço caia pela metade, ele ainda vai estar lucrando sobre o inicial

Mineradores

Seguindo, o Hash Rate do Bitcoin (BTC) está no seu ponto mais alto na sua história. O Hash Rate é o medidor crucial da robustez da rede do Bitcoin.

Ele indica que há mais mineradores do que nunca na rede, o que aumenta sua segurança e aponta interesse crescente. Mesmo com a China banindo a mineração, o número de pessoas montando estruturas para gerar Bitcoins e manter a rede funcionando só aumentou.

Ou seja, O Bitcoin tem mais segurança e mais participação na sua estrutura-base do que nunca em sua história.

Para adicionar, empresas como a Intel estão chegando ao mercado com novos computadores para mineração que são ainda mais eficientes do que os existentes atualmente.

Isto deve avançar a atividade, provendo menos custo, menos gasto energético e mais força de processamento.

No Longo Prazo, o cenário é positivo

Ainda que esperemos que, a curto prazo, a adoção do Bitcoin deve aumentar, tanto na base quanto para o usuário final, os ganhos consistentes moram no horizonte. Sendo uma tecnologia de segurança da informação, cada dia que passa a rede fica melhor, e o Bitcoin fica melhor.

Sua caraterística de ser o dinheiro mais “duro”  disponível ao ser humano segue sendo uma alternativa para a inflação e as políticas arbitrárias dos bancos centrais ao redor do mundo.

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

Leia também: PF prende casal que prometia rendimentos com robô trader de criptomoedas

Leia também: O preço MATIC apresenta um gatilho de entrada para os traders 

Leia também: US$ 2,6 bilhões em BTC deixaram as exchanges de criptomoedas em março

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.