O que é a Dívida

DívidasConheça a definição de Dívida. Entenda o que é e quais são os problemas do endividamento. Encontre diversas dicas sobre este conceito de economia.

A dívida é uma obrigação que é contraída quando alguém pede uma coisa emprestada com um acordo definido previamente. A pessoa que pedir é o devedor, e o que emprestou ou entregou o credor. O item empreste pode ser qualquer tipo de bem, tangível ou intangível. A dívida não é a quantidade emprestada, nem a quantidade em dívida, esses são conceitos diferentes embora seja comum que a dívida e a quantidade em dívida sejam usadas para falar do deste último termo.

Definição de Dívida

Através da dívida é possível dispor de uma maneira imediata de algo que não se tem, contraindo a obrigação de devolver segundo as condições previamente definidas. Isto permite por exemplo, fazer frente a gastos ou investimentos de quantias elevadas em troca de devolver uma quantidade maior do que a recebida, de uma forma partida e dividida pelo tempo. É usado para acelerar a economia, já que permite ter agora algo que só poderia ter mais para a frente.

A dívida obriga à devolução do dinheiro ou bem emprestado segundo as condições previamente definidas. Estas condições podem ser várias, desde as habituais relacionadas com o prazo de tempo e a taxa de juro, mas pode haver mais, ou não haver prazo definido, nem taxa de juro. Por último, existem condições adicionais que salvaguardam o credor diante de situações de incumprimentos. Quando o capital emprestado é elevado (hipotecas, etc) geralmente a operação é registada em notário.

Problemas de endividamento

A dívida em si não gera problemas, o que gera problemas é superar a sua capacidade de endividamento, que é definida pela taxa de esforço, que não é outra coisa do que a capacidade de gerar rendimentos suficientes para pagar o dinheiro em dívida. Quando se supera essa capacidade de endividamento você tem diversas opções:

  • Gerar mais rendimentos para pagar dívidas
  • Redistribuir os recursos disponíveis
  • Tratar de renegociar a dívida
  • Não fazer nada, deixar de pagar e converter-se em moroso
  • Pedir outro empréstimo para pagar este (solução menos aconselhável)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.