Como Analisar a Concorrência

Analisar a ConcorrênciaAprenda a analisar a sua concorrência para tornar o negócio ainda mais rentável. Analise as vantagens, desvantagens, estratégias e outras caraterísticas.

A análise da concorrência consiste na análise de estratégias, vantagens, desvantagens e outras caraterísticas dos seus concorrentes atuais ou futuros, com o objetivo de poder tomar decisões ou desenhar estratégias que permitam competir da melhor maneira possível com outros negócios. Esta análise não só permite fazer com que fique prevenido diante das suas ações, mas também pode ajudar-lhe a aproveitar todos os seus pontos fracos e problemas, fazer frente aos seus pontos fortes, e tomar como referência os seus produtos ou estratégias que estejam a dar bons resultados. Continue lendo para saber quais os passos a seguir para analisar os seus concorrentes e usar essa informação para melhorar o seu negócio ou ideia.

Melhore o seu negócio ao analisar os seus concorrentes

Muitas vezes pensa-se que a análise da concorrência é uma tarefa complexa, que requer uma investigação exaustiva dos seus concorrentes e que é recomendado que contrate os serviços de uma empresa de investigação de mercados e empresas, para que realize o trabalho por si, no entanto, a análise da concorrência é algo mais simples, como visitar os negócios concorrentes e tomar nota do que fazem, ou visitar as suas páginas web e descobrir que tipo de produtos ou serviços vendem.

Para fazer uma análise à concorrência, em primeiro lugar você deve compilar toda a informação que seja relevante sobre os seus competidores, quer se trate de empresas que vendem produtos similares ao seu ou que vendam produtos substitutos do seu. Quer esteja interessado em abrir um negócio ou melhorar um negócio já existente, estas dicas podem ajudar-lhe a fazer as mudanças necessárias para aumentar as vendas e melhorar a sua relação com os consumidores.

Perguntas mais comuns sobre concorrência

Para saber que informação deve recolher sobre essas empresas ou negócios, criamos uma lista com várias perguntas úteis:

  • Quem são os seus concorrentes?
  • Quantos são?
  • Quais são os líderes ou as principais empresas?
  • Onde estão localizados?
  • Quais são os seus principais mercados?
  • Qual é o seu volume de vendas?
  • Qual é a sua participação no mercado?
  • Qual é a sua experiência no mercado?
  • Quais são os seus recursos?
  • Qual é a sua capacidade?
  • Quais são as suas principais estratégias?
  • Quais são os materiais que usam no seu produtos?
  • Quais são os seus preços?
  • Que estratégias de publicidade utilizam?
  • Quais são os seus pontos fortes?
  • Quais são os seus pontos fracos?
  • entre outras perguntas relacionadas com o negócio, suporte e vendas

Para recolher esta informação acerca da concorrência, que consiste em técnica da observação, você pode visitar os seus locais de venda para observar o seu funcionamento, o desempenho dos funcionários, o atendimento ao cliente, e conhecer os produtos e serviços mais solicitados. Também poderá visitar os mercados ou centro comerciais, onde oferecem os seus produtos ou serviços, de forma a observar as suas caraterísticas e saber qual é o seu público-alvo.

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