10 Estratégias de Marketing para PMEs

Marketing PMEAceda à lista de estratégias de marketing que todas as PMEs deveriam seguir. Descubra o que está a fazer de errado e comece agora a mudar!

Hoje em dia a concorrência no mundo dos negócios é cada vez maior, por essa razão as PMEs (Pequenas e Médias Empresas) têm que se adaptar a cada dia às novas condições, para continuarem abertas. Estas não só têm que fazer frente a grandes empresas, que cada vez mais estão bem posicionadas no mercado e conseguem oferecer bons preços, mas também a outras PMEs, que aparecem com maior frequência e não têm que suportar os mesmos custos. Contudo, apesar da dura concorrência e das limitações próprias das PMEs, ainda é possível sair em frente e aproveitar as vantagens que tem diante das grandes empresas, sobre tudo se começar a aplicar estas estratégias de marketing:

  1. Segmentar bem o mercado – Se como PME dirigir o seu produto a todos os tipos de consumidores que existem, o mais provável é que acabe por nunca chegar a conhecer bem as necessidades e preferências dos seus clientes e, por isso, deve segmentar bem o mercado. Mais vale ser um líder num só segmento. Do que estar em vários segmentos e não ser líder em nenhum.
  2. Especializar-se num só tipo de produto – Tal como no caso anterior, se oferecer diferentes tipos de produtos, o mais provável é que nunca acabe por oferecer um produto que valha a pena utilizar. Em troca, se tiver um bom produto, poderá oferecer uma qualidade superior, gastar menos dinheiro em marketing e ainda aumentará a reputação da sua empresa. Por exemplo, se tem um restaurante e oferece uma grande variedade de pratos, provavelmente nunca vai chegar a oferecer um prato que seja de qualidade. É melhor oferecer poucos pratos, mas bons.
  3. Contar com uma diferenciação – Com tanta concorrência que existe por aí, é difícil que alguém fique a saber que a sua empresa existe ou tem um bom produto, se fizer a mesma coisa que as outras centenas de empresas. Seja diferente e aposte em oferecer um bom produto, diferente da concorrência e que valha a pena pagar. No mundo dos negócios existem vários exemplos que mostram que o barato nem sempre é bom. Por exemplo, já pensou porque as pessoas pagam mais dinheiro para ter um iPad, do que para comprar um tablet Android? A qualidade, o sistema operativo, as apps, o “status”, estes são algumas das razões porque as pessoas gastam mais dinheiro a comprar o iPad (e ainda gastam pequenas fortunas em acessórios).
  4. Usar testemunhos – Usar testemunhos de clientes satisfeitos, é uma das estratégias de marketing mais populares e que costuma resultar para conseguir ainda mais clientes. Para usar testemunhos, em primeiro lugar é necessário ter um bom produto ou serviço, logo depois poderá pedir aos seus clientes, especialmente aos mais importantes ou conhecidos, que digam o que acham e porque recomendam. A seguir, só tem que colocar no site da empresa ou em publicidades da empresa e do produto.
  5. Procurar afiliados – Como PME provavelmente nunca terá assim tantas recomendações como poderia ter se fosse uma grande empresa, com milhares de clientes, mas poderá oferecer um pequeno incentivo para aumentar as recomendações. Para isso, a alternativa perfeita passa por criar um programa de afiliados ou referidos, onde você oferece um desconto em cupões ou através do seu site, e no fim o cliente só tem que responder a algumas questões. As pessoas estão sempre interessadas em poupar dinheiro, mesmo que sejam só alguns euros.
  6. Fazer publicidade na Internet – Como PME o mais certo é que não tenha o mesmo orçamento que uma grande empresa para gastar em várias estratégias de marketing. Por essa razão, é importante limitar a sua publicidade à rádio e Internet. Hoje em dia é barato anunciar online e existem várias alternativas. Poderá anunciar através do Google Adwords ou com anúncios no Facebook.
  7. Participar nas redes sociais – Hoje em dia quem é que não usa o Facebook, Twitter ou Instagram? Praticamente quase todas as pessoas utilizam as redes sociais e por essa razão, porquê gastar fortunas em publicidade, quando pode conciliar o seu orçamento baixo para publicidade com várias técnicas de promoção nas redes sociais.
  8. Prestar atenção personalizada – Devido à grande quantidade de clientes e à distância entre estes e a empresa, as grandes empresas não são capazes de fornecer atenção personalizada. Em troca, poderá mostrar a sua vontade em atender os clientes e como a sua empresa preocupa-se com cada cliente.
  9. “Dar” o que o cliente “quer” – Muitas vezes as grandes empresas não são capazes de dar aos seus clientes aquilo que eles querem, conseguem dar algo aproximado ao seu desejo. Aqui, as PMEs podem ajudar os seus clientes a conseguir o que as grandes empresas não conseguem fazer. Criar um serviço ou produto indicado para o perfil do cliente.
  10. Manter comunicação com o cliente – Depois de comprar o produto, o cliente gosta de estar sempre atento a novas atualizações, dicas ou truques para tirar o máximo proveito do produto no seu dia-a-dia. Como o foco está em manter o cliente satisfeito, para este recomendar a empresa e comprar mais coisas, o cliente é sempre bem tratado e está sempre informado sobre as novidades.

Esta entrada foi publicada em Marketing com as tags estrategias de marketing, facebook, marketing, pme, pmes, redes sociais. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.