NFTs físicos, uma nova moda no mercado?

Quando a maioria das pessoas pensa em NFT, elas imaginam algo dentro de uma estrutura digital. Isso faz todo o sentido. Mas o que os NFTs podem ter de físicos?

Apesar de como a conversa em torno de NFTs se volta incessantemente para “JPEGs de macacos caros”, há muito mais a se fazer com essa tecnologia do que permitir a venda de imagens digitais. E tudo começa com como as pessoas usam NFTs em relação a objetos físicos.

Por que fazer um NFT real?

A criação de NFTs oferece uma série de vantagens. Por conta da maneira como os NFTs funcionam, eles são uma ótimos para manter algo online. Uma vez que um NFT é criado, a existência do NFT é efetivamente armazenada no blockchain. E este NFT permanecerá por um período de tempo indefinido. além disso os NFTs proporcionam um nível mais alto de segurança e transparência nas transações online e, às vezes, offline.

Essas qualidades dos NFTs são a razão pela qual seus casos de uso se estendem muito além do reino digital. Como o NFT é adequado para vida real?

NFT e arte

Na indústria da arte, esta tecnologia pode ser muito benéfica para todas as partes envolvidas. Um problema que assola museus ao redor do mundo é a questão da procedência conforme. Um exemplo particularmente infame mencionado no episódio foi um autêntico sarcófago egípcio em exibição no Met. Ele foi saqueado durante a revolução egípcia de 2011 – e comprado pelo Met por impressionantes US$ 4 milhões, apesar da falta de certificação abrangente de sua autenticidade.

Um progresso significante pode ser feito com NFTs para evitar que bandidos vendam itens roubados. Se alguém com más intenções tentar roubar uma obra de arte física, tudo o que um possível comprador precisa fazer para garantir a autenticidade é verificar seu histórico de transações – desde que tenha sido pré-criado como um NFT.

Os NFTs são uma ótima maneira de garantir o bom andamento de leilões de alto valor para objetos físicos, pois também podem atuar como um certificado de autenticidade único, seguro e irrefutável. Foi o caso quando vários objetos da famosa missão Apollo 11 foram leiloados por milhões de dólares no início de 2022. Sem seus Certificados de Autenticidade NFT, isso nem seria possível, já que os objetos em questão incluíam uma caneta-tinteiro e um fusível de ignição quebrado.

Em alguns casos, empresas de desenvolvimento Web3, desenvolvem tecnologias que permitem aos usuários “Tokenizar” virtualmente qualquer objeto físico como um NFT usando o que é conhecido como NFTA Universal Microchip. Ao fazer isso, uma novo cena artística da NFT para artistas de mídia estritamente físicos foi criada.

O mercado de colecionadores

As coleções de NFT geralmente vêm com vários milhares de peças de raridades variadas, mas algumas pessoas no espaço NFT abordaram a compra, venda e negociação de NFTs como colecionáveis.

Os NFTs não precisam competir com colecionáveis ​​físicos. Diversas empresas, como a Collect9, também utilizaram NFTs como forma de digitalizar a propriedade de ativos físicos, principalmente colecionáveis. Os cartões esportivos geralmente são vendidos por milhões de dólares no mercado aberto, dando aos proprietários a chance de garantir sua segurança do seus itens.

O conceito de propriedade é um tema quente na Web3. Por meio de NFTs, os usuários podem comprar parte de um NFT de alto valor, em vez de todo. Para NFTs caros como Bored Apes e CryptoPunks, isso faz uma enorme diferença. Também torna esses investimentos menos arriscados.

Ilustração física ou itens colecionáveis ​​raros da vida real continuam caros, portanto, criar esses itens como NFTs pode fornecer o mesmo benefício aos compradores.

NFTs em toda parte

Embora a discussão até agora tenha se limitado principalmente à criação de ativos físicos exclusivos de alto valor ou itens como NFTs, todas as aplicações potenciais de NFTs no mundo físico não param por ai. É possível que o NFT possa fornecer utilidades essenciais para todos os tipos de pessoas ao redor do mundo. Por exemplo, o governo romeno está considerando converter documentos governamentais em tokens.

Em junho de 2022, o instituto Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Informática da Romênia, em cooperação com a Elrond, anunciou que está em andamento o estabelecimento de um mercado institucional de NFT para cidadãos romenos. Nesse mercado, os cidadãos romenos possuir a oportunidade de acessar, transferir e armazenar documentos oficiais com segurança na blockchain, como NFT.

Por fim, NFTs figuram a origem da criação e propriedade de ativos digitais, como tudo é registrado em um cadastro público descentralizado, tudo é transparente e rastreável, o que melhora o compartilhamento de dados entre órgãos governamentais, reduz a burocracia e melhora a eficiência e eficácia dos serviços públicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.