Kusama e Polkadot: o que são os leilões de parachain?

As parachains são soluções usadas para dar forma ao sonho de interoperabilidade entre redes blockchain. Elas se baseiam sobre a Polkadot, e possuem um número fixo — ou seja, após tomadas todas as vagas, não é possível desenvolver protocolos sobre a cadeia.

Nesse cenário surgiram os leilões de parachain, a fim de selecionar quais projetos ocuparão as vagas limitadas, chamadas de slots. Criados como um método de distribuição equitativa e eficiente de slots, os leilões são realizados tanto pela rede Polkadot quanto pela Kusama. 

Na prática, a Kusama funciona como uma rede de testes para equipes que se preparam para a integração na Polkadot.

Recentemente, a exchange de criptomoedas Kraken anunciou que apoiará os leilões de parachain. Mais precisamente, a corretora informou que os clientes que desejarem apoiar seus projetos favoritos poderão fazê-lo diretamente na Kraken.

Parachains de Kusama e Polkadot

As parachains podem ser personalizadas para diversos casos de uso e seus parâmetros podem ser ajustados. Ou seja, cada rede pode ter taxas de transação, mecanismo de governança e recompensas de mineração específicos.

As blockchains paralelas são integradas à cadeia principal das redes Kusama e Polkadot, chamadas Relay Chain. A ideia é que essas blockchains possam trocar informações facilmente a qualquer momento.

Além disso, a Relay Chain é a responsável pela segurança compartilhada da rede. Portanto, ao ser integrada a essa cadeia central, todas as parachains se beneficiam dos recursos.

Já a proteção e a validação dos dados entre essas parachains diferentes são feitas por meio de validadores de rede. Ademais, esses validadores também garantirão que as transações sejam distribuídas em várias parachains para melhorar a escalabilidade.

Essa estrutura permite que os usuários das blockchains paralelas executem transações mais rapidamente e com custos mais baixos.

Leilões de parachain

Para se tornar uma parachain em Polkadot e Kusama, os projetos precisam participar dos leilões. Os participantes do leilão têm um determinado período de tempo para fazer lances nos projetos que desejam obter um slot.

Em outras palavras, os usuários podem contribuir com tokens KSM (no caso da Kusama) para escolher seu projeto preferido.

Assim, o projeto que receber mais apoio durante o processo obterá a capacidade de usar um slot de parachain por até 48 semanas. 

De acordo com uma publicação de Gavin Wood, criador das redes Polkadot e Kusama, os leilões de parachain da Kusama começam na terça-feira (15).

Em seguida, os leilões serão realizados regularmente, com um intervalo de dois dias para os lances. Após essa fase, haverá um período final de cinco dias. Ao todo, serão realizados cinco leilões ao longo de cinco semanas.

No primeiro leilão de parachain, a Kraken permitirá que os clientes apoiem ao menos seis projetos: Karura, Shiden, Moonriver, Crust Shadow, Khala e Sakura.

Após esse leilão inicial, a Kraken disse que continuará a apoiar leilões adicionais e projetos de parachain no futuro.

Leia também: Taproot pode fortalecer alta do Bitcoin; analista explica os motivos

Leia também: Token valoriza 1.590% em 2 horas após tuíte de Elon Musk

Leia também: Tubarão do Shark Tank fala sobre finanças descentralizadas: é brilhante

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.