FMI faz nova ameaça a El Salvador: “abandone o Bitcoin como moeda legal”

O conselho executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) recomendou que El Salvador abandone o uso do Bitcoin (BTC) como moeda legal. A nova advertência veio em um relatório divulgado pelo conselho nesta terça-feira (25).

De acordo com o documento, o FMI elogiou a rápida recuperação econômica de El Salvador na pandemia de Covid-19, mas faz ressalvas ao uso do BTC como moeda. Para os membros do conselho, a criptomoeda apresenta aos riscos financeiros e passivos criados.

“Enfatizamos que existem grandes riscos associados ao uso do Bitcoin na estabilidade financeira, integridade financeira e proteção do consumidor, bem como os passivos fiscais associados”, disse o FMI.

Os diretores concordaram com a importância de impulsionar a inclusão financeira e observaram que meios digitais de pagamento – como a Chivo Wallet – poderiam desempenhar esse papel. No entanto, eles enfatizaram a necessidade de regulamentação rigorosa e supervisão do novo ecossistema.

Risco fiscal dos Bitcoin Bonds

Alguns diretores também expressaram preocupação com os riscos associados à emissão de títulos de dívida lastreados em BTC. Conforme revelou o governo do país em novembro, espera-se que os novos títulos coloquem até US$ 1 bilhão no Tesouro salvadorenho.

Todavia, diversos órgãos de classificação, como a agência Moody’s, criticaram a postura. De acordo com essas críticas, a volatilidade do BTC e a natureza dos títulos podem aumentar o risco de calotes. Portanto, o risco soberano do país tenderia a aumentar.

Por fim, os diretores também pediram que a Lei Bitcoin aprovada em setembro sofra modificações profundas. Nesse sentido, recomendaram o governo de Nayib Bukele a “restringir o escopo da Lei Bitcoin, removendo o status de curso legal da criptomoeda”.

Em novembro, logo após o anúncio da Bitcoin City, a equipe do FMI disse que Bitcoin não deve ser usado como moeda legal em El Salvador. Na ocasião, contudo, as críticas foram menos incisivas e apenas pediam a regulamentação e a supervisão do novo ecossistema.

Sobre a Lei Bitcoin

El Salvador adotou pela primeira vez Bitcoin como concurso legal em setembro 2021, por meio do presidente Nayib Bukele. Depois que a lei foi aprovada, o CEO tornou-se um dos principais defensores do uso do BTC.

De acordo com seus dados, a adoção do BTC serviu para dar acesso financeiro a mais de 67% da população em poucos meses. Em outras palavras, o uso da criptomoeda serviu como importante ferramenta de inclusão financeira.

Juntamente com a adoção no dia-a-dia, o país vem acumulando BTC em suas reservas soberanas. Na semana passada, Bukele anunciou a compra de mais 410 BTC, aumentando para mais de 1.500 o total da sua reserva.

Leia também: Binance vai patrocinar Seleção Argentina e lançar Fan Tokens, Socios.com diz estar “indignada”

Leia também: Bitcast: Entrada do RJ no mundo cripto é assunto de podcast de criptomoedas

Leia também: Corretoras anunciam fundo focado em metaverso com aporte inicial de R$ 100

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.