ETFs mais rentáveis de 2021 são de criptomoedas

O Brasil foi um dos países pioneiros a lançar ETFs de criptomoedas e já conta com cinco produtos do tipo negociados na bolsa brasileira.

E, embora as criptomoedas tenham oscilado ao longo de 2021, os ETF cripto ficaram entre os mais rentáveis neste ano.

De acordo com um levantamento da gestora QR Asset Management, até o dia 20 de dezembro, quatro dos cinco ETFs mais rentáveis do ano são de criptomoedas.

Destaca-se que a rentabilidade é considerada desde a data de lançamento para os ETFs lançados ao longo do ano. Ao todo, a B3 negocia 56 fundos de índice de renda variável com diferentes temáticas.

ETFs mais rentáveis de 2021

Segundo a lista da gestora de ativos, o ETF mais rentável de 2021 foi o QBTC11. Este foi o primeiro ETF exclusivamente de Bitcoin da América Latina e foi lançado em junho pela QR Asset. Desde então, o fundo de índice de Bitcoin registrou uma rentabilidade de 75,65% 

Em segundo lugar está o QETH11, ETF focado na segunda maior criptomoeda do mercado, o Ethereum (ETH). Desde agosto, quando foi lançado pela QR como o primeiro ETF de Ethereum da América Latina, o fundo valorizou 64,76%.

Em terceiro lugar aparece um ETF que não é ligado a cripto, o IVVB11 lançado pela BlackRock, que saltou 35,39%.

Este fundo replica em reais o desempenho do índice S&P 500, que investe nas maiores companhias listadas dos EUA.

Em quarto lugar, ficou o BITH11, ETF de Bitcoin gerido pela Hashdex, com rentabilidade de 33,33%.

Por fim, o quinto colocado foi o fundo de índice da Hashdex e focado em Ether, o ETHE11. O ETF valorizou 32,4% em 2021.

Rápida evolução no mercado cripto

De acordo com o diretor de investimentos da QR Asset Management, Alexandre Ludolf, os desempenhos dos ETFs cripto representam uma evolução rápida dos produtos de criptomoedas regulados:

“É revolucionário para o mercado ter produtos regulados, altamente líquidos e de fácil acesso para exposição em criptoativos. Hoje em dia, qualquer cidadão com acesso a um home broker pode se expor a essa classe de ativos por menos de R$ 100.”

Além disso, Ludolf ressaltou que os criptoativos têm, até agora, um dos melhores desempenhos entre todas as classes de ativo:

“O Bitcoin, com sua política monetária imutável, tem se comportado como um hedge duplo, com proteção inflacionária e resistente a crises políticas. E o Ethereum, ao viabilizar a infraestrutura de novos modelos de negócio nas mais diferentes vertentes, também tem sido bastante valorizado ao longo do ano.”

Leia também: Carteiras de criptomoedas são alvo de malware disseminado no Telegram

Leia também: Pronta para regular criptomoedas, Turquia multa Binance

Leia também: Perto de fechar o ano, Bitcoin mostra rentabilidade de 71%

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.