Desenvolvedores da Solana (SOL) lançam novo sistema de taxas para otimizar a rede
A Solana (SOL) planeja introduzir um novo sistema de taxas além de uma série de outras melhorias como parte de um esforço para combater seus repetidos problemas de rede.
De acordo com uma explicação publicada pela Solana Labs, a Solana sofreu uma interrupção de rede nos dias 1º e 2 de março quando o cluster beta da rede principal do projeto “deixou de produzir blocos como resultado de um consenso paralisado”.
No entanto, a interrupção na blockchain não foi a primeira a ocorrer na rede Solana, que enfrentou problemas semelhantes em setembro e dezembro de 2021, além de uma outra grande falha em janeiro de 2021.
Solana
Conforme destaca a Solana Labs, a rede sofreu “problemas de congestionamento intermitentes” desde o início de janeiro devido à atividade de bots visando moedas de token não fungível (NFT).
“Uma enorme quantidade de transações de entrada (6 milhões por segundo) inundou a rede, ultrapassando 100 Gbps de tráfego em nós individuais. Não há evidências de um ataque de negação de serviço. Em vez disso, as evidências indicam que os bots tentaram ganhar programaticamente um novo NFT sendo cunhado usando o popular programa Candy Machine”, disse.
A Solana observa, no entanto, que sua rede continuou a funcionar em níveis de solicitação de transação que eram 10.000% do nível que causou a interrupção de setembro, uma melhoria que atribui às atualizações implementadas desde então.
Melhorias na rede
Segundo a equipe, uma nova atualização visa implementar “melhorias no uso de memória para prolongar o tempo que os nós podem suportar um consenso lento ou parado”.
Além disso, a Solana revelou que está trabalhando na mitigação relacionada aos protocolos principais.
“Para afetar o controle sobre o tráfego de rede, os principais protocolos da Solana estão sendo reimplementados no QUIC, um protocolo construído pelo Google, projetado para comunicação assíncrona rápida como UDP, mas com sessões e controle de fluxo como TCP. Uma vez adotado, haverá muito mais opções disponíveis para adaptar e otimizar a ingestão de dados.”
Por fim, a equipe Solana informou que o trabalho de priorização de taxas está em andamento.
“A priorização de taxas da Solana deve impactar apenas o estado específico, e não todo o bloco. Isso cria um sistema semelhante a ‘taxas locais’ em vez de ‘taxas globais’. As transações subsequentes estão pagando uma taxa mais alta, mas não podem caber neste bloco porque atingiram os limites máximos de gravação em uma conta. Então, são agendadas para o próximo bloco. Mas outras transações que interagem com outras contas ainda podem ser adicionadas ao mesmo bloco, mesmo que estejam pagando taxas mais baixas.”
Leia também: Fed e correlação com Nasdaq levaram BTC a cair quase 10%; entenda
Leia também: Kraken: Tokens DeFi caem 71% e lideram desvalorizações em abril
Leia também: Banco Central da Argentina proíbe bancos de oferecerem serviços com criptomoedas