Clubes de futebol cancelam patrocínio com exchange de criptomoedas por falta de pagamento
Após anunciar que deseja expandir seus negócios para o Brasil, a exchange de criptomoedas turca Bitci está envolvida em diversos casos de acordos desfeitos com entidades esportivas.
De acordo com fontes da Bloomberg, dois clubes de futebol europeus encerraram suas relações comerciais com a plataforma. Um deles foi o Sporting Lisboa, o clube que revelou o astro do futebol Cristiano Ronaldo. O segundo clube é o italiano Spezia.
Antes disso, há cerca de duas semanas, a McLaren Racing também havia rompido seu contrato de patrocínio com a Bitci.
Bitci perde contratos de patrocínio
Além de funcionar com plataforma para negociação de criptomoedas, a Bitci também é conhecida por ser uma emissora dos chamados Fan Tokens, uma espécie de programa de sócio 2.0 baseado em blockchain.
Conforme noticiado pelo CriptoFácil, a exchange turca foi a responsável pela emissão dos Fan Tokens da Seleção Brasileira de Futebol e de uma coleção de NFTs em junho de 2021.
Os token fizeram sucesso. E, segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os itens se esgotaram em 30 minutos e renderam R$ 90 milhões à entidade.
Mais recentemente, no fim de janeiro deste ano, a empresa anunciou que pretendia lançar uma plataforma de negociação de criptoativos para os brasileiros neste mês de fevereiro – o que ainda não aconteceu.
A iniciativa faz parte da estratégia da empresa de expansão internacional. Além do Brasil, a plataforma turca quer entrar também no mercado espanhol.
Não pagou acordos
Apesar destes planos ambiciosos, a empresa vem sendo acusada de não honrar com seus acordos de patrocínio.
Conforme noticiou a Bloomberg, o Sporting Lisboa, que tinha anunciado a sua parceria com o Bitci em setembro, disse ter feito um “desalinhamento estratégico”, segundo um porta-voz.
O contrato foi rescindido porque a Bitci não teria efetuado os pagamentos, segundo uma fonte familiarizada com o assunto. Desde então, a empresa removeu todas as referências à Bitci de seus produtos e do site da equipe.
Da mesma forma, o Spezia, que atualmente joga na Série A da Itália, também encerrou seu contrato de patrocínio. A Bitci também iniciou sua parceria com a Spezia em setembro de 2021. A empresa não forneceu, no entanto, uma justificativa para a rescisão.
Leia também: Ethereum processa 4,5x mais transações que Visa em 2021
Leia também: Ucrânia torna-se primeiro país do mundo a aceitar doações em criptomoedas
Leia também: Conflito na Europa devasta mercado: confira as criptomoedas que mais se valorizaram na semana