China vai lançar dinheiro digital em formato de notas físicas

As criptomoedas estão ajudando a transformar o sistema econômico e a acelerar o fim do dinheiro físico. Entretanto, na China, a inovação da moeda também terá uma versão física.

Isso porque a nação, uma das mais avançadas na implementação de uma Moeda Digital de Banco Central (CBDC) anunciou que terá “notas físicas” carregadas com seu dinheiro digital.

Na prática, essas “Notas” funcionarão como “paper wallets” (carteiras de papel), nas quais haverá dinheiro digital armazenado.

Paper wallets

Conforme destacou o especialista Richard Turrin, o Banco Popular da China (PBoC) vem pesquisando como desenvolver o chamado yuan digital há sete anos. O país já está testando a moeda digital há cerca de oito meses e estuda formas de promover a transição do dinheiro físico para digital.

“A verdadeira questão é: quem você deixa para trás? Se você entrar no mundo digital, você deixa para trás os idosos? Você deixa para trás pessoas pobres que podem não conseguir comprar smartphones ou um dispositivo?”, disse Turrin.

Ainda segundo o especialista, a verdadeira questão em debate no PBoC é a inclusão financeira.

Para resolver esse problema, o PBoC projetou cartões inteligentes especiais, que são pequenos e possuem um leitor de impressão digital. O produto foi desenvolvido para que as pessoas que não possuem um smartphone possam acessar a moeda digital.

“Ir em frente e ir para o futuro é uma coisa maravilhosa. Mas você tem que ter certeza de não deixar as pessoas para trás e isso requer muita reflexão e muito tempo”, disse Turrin.

Wallets físicas

Recentemente, o CriptoFácil noticiou que empresas chinesas já estão desenvolvendo dispositivos físicos para armazenar a CBDC. Dessa forma, será possível realizar pagamentos offline, por exemplo.

De acordo com Turrin, embora outras nações venham projetando CBDCs, a China “está anos à frente” no que diz respeito à digitalização de pagamentos.

“A China já está muito além da maior parte do mundo com o pagamento móvel digital usando as plataformas de pagamento WechatPay e Alipay.”

Leia também: Ex-jogador Anderson é denunciado por lavagem de dinheiro com Bitcoin

Leia também: Especialistas brasileiros indicam 5 criptomoedas para investir

Leia também: NFT do Messi, colecionáveis do Mike Tyson, game novo e leilão que te leva pra TV

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.