CEO da Binance aponta falhas que levaram ao colapso de Terra (LUNA) e dá dicas aos investidores

O CEO da Binance, Changpeng Zhao, o CZ, compartilhou em uma publicação recente suas impressões de quais foram as principais falhas que causaram o colapso do ecossistema Terra (LUNA).

No texto, ele teceu duras críticas à equipe do projeto sobre as decisões e sobre o design do ecossistema. Conforme destacou CZ, há muitas “lições a serem aprendidas” com o desastre.

Falhas por trás do colapso

Uma das falhas apontadas por CZ tem relação com o lastro do ativo. Segundo ele, quando um ativo tem outro ativo como garantia, sempre haverá uma chance de subcolateralização ou “despegging”. Ou seja, a perda da paridade com o lastro inicial.

“Mesmo que seja 10x mais garantido, o ativo colateral pode falhar mais de 10x. Nada é 100% estável neste mundo.”

Outra falha apontada por CZ, a que ele chamou de “mais estúpida”, é pensar que cunhar mais de um ativo aumentará seu valor total de mercado, como fez a Terraform Labs, “imprimindo milhares de LUNA”:

“Imprimir dinheiro não cria valor; apenas dilui os titulares existentes. A cunhagem exponencial do LUNA tornou o problema muito pior. Quem projetou isso deveria ter sua cabeça checada”, disse CZ.

O executivo citou ainda a questão dos “incentivos excessivamente agressivos”. Especificamente, o APY fixo de 20% do projeto DeFi Anchor para impulsionar o crescimento do projeto:

“Você pode usar incentivos para atrair usuários para seu ecossistema. Mas, eventualmente, você precisa gerar ‘renda’ para sustentá-la. Ou seja, mais receita do que despesas. Caso contrário, você ficará sem dinheiro e cairá”, afirmou.

Segundo CZ, altos APYs não significam necessariamente projetos saudáveis. ​​Além disso, o executivo da Binance afirmou que a velocidade de crescimento do ecossistema não correspondia à velocidade dos incentivos ​​para atrair usuários.

Para CZ, o crescimento foi “vazio” e, assim, a bolha estourou. Por isso, deixou como lição chave: “não persiga apenas APY alto. Veja os fundamentos”.

Reação lenta da Terraform Labs

O CEO da Binance também ressaltou que a Terraform Labs demorou a reagir. Em outras palavras, CZ afirmou que todo o incidente poderia ter sido evitado se eles tivessem usado suas reservas quando o de-peg estava em 5%.

“Depois que o valor das moedas já havia caído 99% (ou US$ 80 bilhões), eles tentaram usar US$ 3 bilhões para fazer o resgate. Claro, isso não funcionou. Neste caso, não parecia uma farsa. Foi apenas (desculpe a falta de uma palavra mais educada) estúpido.”

De acordo com CZ, a equipe Terra foi muito lenta em se comunicar com sua comunidade, principalmente diante da crise.

Resiliência das criptomoedas

Enquanto isso, sobre os planos para “ressuscitar” Terra, CZ disse ter “sentimentos misto”. Mas que, independentemente disso, a Binance vai apoiar a decisão da comunidade.

De todo modo, Zhao destacou que o colapso geral e o impacto no mercado cripto como um todo pode não ser uma coisa ruim a longo prazo.

“Alguns choques são bons para construir uma base sólida. Alguns projetos sólidos realmente ‘se beneficiaram’ de certa forma”, disse. “A resiliência está presente no ecossistema de criptomoedas.”

Com mitigar riscos?

Por fim, CZ observou que não se pode dizer ao certo como evitar riscos sistemáticos como esses no futuro. Isso porque nada é isento de riscos. Segundo ele, até mesmo a moeda fiduciária usada hoje também tem seus riscos:

“A moeda mais antiga em uso hoje tem menos de 330 anos, a libra esterlina. Todas as moedas anteriores se foram. Poderíamos proibir ou fechar tudo, mas isso também mataria a inovação.”

Como dicas para o investidor, CZ aconselhou que diversifique seu portfólio; fique longe de investimentos com APY super altos e eduque-se.

Leia também: Bitcoin Pizza day: Binance vai dar 1 ano de pizza grátis

Leia também: Gafisa aceitará criptoativos para compra de imóveis

Leia também: Três métricas sugerem tendência-chave nas stablecoins após colapso do UST

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.