Blockchain Games, Play-to-earn e o Novo Modelo de Empresas no Blockchain
O GameFi é um fenômeno que trouxe muitas oportunidades para muitas pessoas. Misturando a escassez no jogos através do NFT, surge uma nova economia no horizonte. Helo Passos, Head e Founder na Sp4ce Games, montou e se tornou a maior comunidade do Axie Infinity e, com isso, muitas portas se abriram. A história não é diferente para as pessoas que não tem tanto recurso financeiro, pois acabam por conhecer a blockchain e tirar uma renda extra nos jogos, permitindo uma ascensão econômica de suas finanças pessoais.
Essas mudanças na estrutura da economia acaba sendo uma ruptura que substitui um modelo anterior. Antigamente, no setor dos jogos, a escassez dos jogos era referente a mídia, que muiti dificilmente era possível de ser copiado na época. Esta impossibilidade abre um mercado secundário de negociações de jogos entre os jogadores. Ao passar dos anos, isso foi mudando. Os jogos, agora instalados em uma máquina, não poderiam ser permutados. Novamente uma mudança acontece e, também, em direção a escassez.
Agora, juntamente com a tecnologia blockchain e o NFT, os jogos criam um mercado ainda mais exclusivo, dando um aumento no valor dos recursos negociados. Muitos dos “GameFi” são conhecidos assim por serem linkados a uma criptomoeda – que geralmente é a recompensa do jogo. Daí surge a possibilidade de se lucrar com os jogos.
Para os jogadores que só imaginavam tirar dinheiro de jogos em campeonatos, o GameFi mudou muito esse conceito. A revolução é tão grande, que países tiveram um aumento em seu PIB graças aos jogos play-to-earn. Em Filipinas, por exemplo, é observável o aumento da renda de várias famílias que adotaram os jogos play-to-earn. Portanto, em vez de uma rotina com treinos e horários específicos para ser um pro-player e, aí sim, conseguir rentabilidade, agora, como um jogador casual, é possível conseguir renda extra dos jogos.
Assim como o próprio mercado de criptomoedas, o setor do GameFi viu seu mercado ser inundado por especuladores que alavancaram o preço dos ativos para níveis fora do comum. Este aumento fez com que o mercado de GameFi se ajustasse às novas demandas, fazendo com que novos projetos surgissem.
Todos estes comentários podem ser acessados no Debate Descentralizado do dia 31/07/2022
Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.
Leia também: Boletim NEOS: Tiffany lança NFT exlusivo para donos de CryptoPunks
Leia também: Socios.com investe mais de R$ 500 milhões em projeto Web3 do FC Barcelona
Leia também: Cinco anos do SegWit e da Guerra dos Blocos: o dia da independência do Bitcoin