Binance revela planos para aumentar velocidade e descentralização da BNB Chain
A exchange Binance revelou o novo roadmap de desenvolvimento da BNB Chain (BNB). O anúncio foi realizado durante a BNB Chain Revelation Conference, que reúne desenvolvedores e entusiastas da rede.
De acordo com o roadmap, a Binance pretende criar um novo roteiro técnico para desenvolver duas áreas da BNB. Nesse sentido, a exchange pretende tornar as transações da rede mais velozes e também aumentar sua descentralização.
Para atingir esses objetivos, a Binance ativará duas propostas de melhoria na BNB, conhecidas como BEP. Caso o roadmap seja executado com sucesso, a rede poderá usufruir completamente das melhorias até o final de 2022.
Aumento no número de validadores
Em primeiro lugar, o roadmap apresenta os planos da Binance para aumentar a descentralização. Na BNB, os validadores são os responsáveis por conferir as transações e validar os blocos. Contudo, hoje a BNB possui um número muito reduzido deles: somente 21.
Por causa da quantidade reduzida de validadores, a BNB não é nem de longe descentralizada. De fato, basta um hacker tomar o controle de 11 validadores para conseguir realizar um ataque. Este mesmo problema ocorria com a Ronin, que possuía apenas nove validadores e foi alvo do maior ataque da história.
Dessa forma, a BNB pretende modificar sua estrutura através da BEP-131. A proposta visa melhorar a segurança e a estabilidade da rede através do número de validadores. Este número aumentaria dos atuais 21 para 41 validadores, quase o dobro.
“Essa proposta aumentaria o número de validadores da BSC Mainnet de 21 para 41, fornecendo mais descentralização e incentivos para os validadores inovem constantemente seu hardware e infraestrutura”, diz a proposta.
Só que mesmo com esse aumento, a BNB ainda seria uma rede muito centralizada em poucos validadores. A nível de comparação, o Ethereum (ETH) possui mais de 2.500 nós, enquanto o Bitcoin (BTC) já possui mais de 16 mil nós.
Além da sua rede, a Binance também anunciou planos para a sua exchange descentralizada, a Binance DEX. Conforme o anúncio, a empresa prentede abrir o código da DEX até o segundo trimestre de 2022. Com isso, a exchange espera melhorar a integração com outras plataformas e a transparência.
“Os desenvolvedores podem obter acesso ao código-fonte de correspondência de Dex. Ele se tornará livre para qualquer um usar e construir suas aplicações”, explica a proposta.
Transações mais velozes
Por fim, a segunda proposta de melhoria da BNB é a BEP-126, que visa aumentar a velocidade nas transações da rede. Neste caso, a equipe da BNB pretende implementar a melhoria até o final do terceiro trimestre de 2022
A nova melhoria terá impacto na confirmação das transações, que diminuirá para dois blocos. Com isso, a BNB reduzirá o tempo final de suas transações, agilizando o processo.
Estas mudanças fazem parte de uma revolução que a Binance realizou nas suas redes desde fevereiro. Conforme noticiou o CriptoFácil, a Binance Chain e a Binance Smart Chain foram unidas em uma só rede, a atual BNB Chain, com o objetivo de fornecer uma estrutura completa para diversos segmentos da Web3.
Leia também: Fort Exchange lança serviço que permite compras recorrentes de Bitcoin
Leia também: Rapper Kanye West vai lançar coleção de NFTs
Leia também: Bitcoin perde suporte de US$ 30 mil, ETH, BNB, SOL e XRP continuam em queda. Moeda atrelada ao ouro é lançada no mercado