Vladimir Putin diz que criptomoedas podem ser usadas como meio de pagamento

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, acredita que as criptomoedas têm valor e podem ser usadas como meio de pagamento.

A declaração em questão foi dada pelo líder russo a Hadley Gamble, da CNBC, no evento Russian Energy Week em Moscou, na quarta-feira (13).

Durante o evento, Putin foi questionado sobre se o Bitcoin ou outra criptomoeda poderia ser usada como alternativa ao dólar na liquidação de transações de petróleo.

Em resposta, ele disse que é muito cedo para falar sobre o comércio de energia em criptomoedas, mas elas têm seu valor:

“Eu acredito que tem valor”, disse ele. “Mas não acredito que possa ser usado no comércio de petróleo. A criptomoeda ainda não tem suporte de nada. Pode existir como meio de pagamento. Mas acho que é muito cedo para falar sobre o comércio de petróleo em criptomoedas.”

Além disso, o líder russo destacou o consumo massivo de energia das criptomoedas como uma barreira potencial ao seu uso.

Afinal, o Bitcoin requer muito poder de computação para processar transações e cunhar novas unidades e isso demanda muita energia.

Impasse com o dólar

No que diz respeito ao dólar, Putin afirmou que os EUA cometem um grande erro ao usar a moeda como instrumento de sanção:

“Somos forçados. Não temos outra escolha a não ser passar para as transações em outras moedas. Nesse sentido, podemos dizer que os Estados Unidos mordem a mão que os alimenta. O dólar é uma vantagem competitiva. É uma moeda de reserva universal. E os Estados Unidos hoje a usam para perseguir objetivos políticos e, como resultado, prejudicam seus interesses estratégicos e econômicos.”

Bitcoin é alternativa ao dólar?

A Rússia tem buscado alternativas ao dólar desde que passou a sofrer sanções em 2014 após a anexação da Crimeia.

Há alguns meses, o vice-primeiro-ministro da Rússia, Alexander Novak, sugeriu que o país poderia abandonar os contratos de petróleo na moeda corrente se os EUA continuassem a impor sanções econômicas.

A aparente tolerância de Putin em relação às criptomoedas surge no momento em que os EUA estão lançando uma ampla gama de iniciativas para regular a supervisão das transações com moedas digitais. Isso porque algumas autoridades temem que as criptomoedas coloquem em xeque a hegemonia do dólar.

Embora o Banco da Rússia tenha alertado repetidamente os investidores que o mercado de criptomoedas é extremamente volátil, não há planos para uma proibição semelhante à da China, disse o vice-ministro das Finanças, Alexei Moiseev.

Os EUA, por sua vez, também garantiram que não pretende seguir os passos da China. Conforme noticiado pelo CriptoFácil, o presidente do Federal Reserve dos EUA (Fed), Jerome Powell disse que “não tem intenção de proibir” o Bitcoin e as criptomoedas nos EUA.

Leia também: Intel vai liberar GPUs para mineradores de Ethereum

Leia também: Polkadot dispara com lançamento de parachains; entenda

Leia também: 70% dos trades de Bitcoin nas exchanges são feitos no par em USDT

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.