O que são Royalties

RoyaltiesSaiba o que são os royalties. Descubra porque é comum nos negócios e franchising. Negoceie e aumente a sua rentabilidade!

Os royalties, também conhecidos por benefícios ou regalias, são o termo utilizado para referir-se aos pagamentos que devem ser feitos ao dono dos direitos de autor de um produto ou marca em troca da sua utilização. Este produto pode ser desde um filme a uma patente de um invenção, a letra de uma música ou um franchising. Os royalties não só pagos no setor privado. Também um particular ou empresa, poderá ter que pagar ao Estado pela exploração de alguns recursos naturais. Antes de decidir, é importante calcular a quantidade que vai ser estabelecida como royalty no contrato ou licença entre ambas as partes. Continue lendo para saber como funciona e quais os tipos de regalias oferecidas.

Tipos de Royalties

Existem diferentes tipos de royalties: fixos, variáveis, sobre compra ou sobre vendas. A decisão de escolher um ou outro tipo depende de vários fatores. Pode ser estabelecido um royalty que equivale a uma percentagem de vendas ou compras (segundo a natureza do negócio) em bruto. Neste caso, trataria-se de um royalty variável. Em princípio, é um modo de calcular royalties bastante justo, tanto para quem detém os direitos como para quem está a explorar.

Contudo, tem as suas vantagens, já que acordar a percentagem fixa pode ser o motivo de disputa antes de assinar o contrato. Na hora de fixar a percentagem é preciso ter em conta vários fatores próprios do negócio:

  • Território onde se aplica, se tem exclusividade na zona, se existem negócios iguais
  • Volume potencial do negócio
  • Necessidades de investimento para o lançamento do produto ou negócio para chegar ao nível de vendas desejado
  • Inovação e originalidade da proposta

Outra opção são os royalties fixos. O possuidor dos direitos estabelece o valor que parece apropriado e os interessados em comprar decidem se interessa ou não. Esta opção tem a vantagem de facilitar as negociação, mas também apresenta as suas desvantagens. Assim, no caso da franquia ou do franquiador, se este último recebe sempre o mesmo pagamento por parte de todos aqueles que têm a sua franquia, é possível que tenda a esforçar-se menos pelo negócio.

Existe uma terceira opção, adicional às anteriores. É um pagamento que se dá no caso do dono dos direitos necessitar de ajuda, que é um pagamento feito uma única vez, que pode ser visto como um pagamento pontual, em caso de crise ou quando não se chega aos objetivos definidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.