Leasing ou Arrendamento financeiro

LeasingSaiba quando utilizar o leasing ou arrendamento financeiro. Vantagens de usar este mecanismo de financiamento no seu negócio. Conheça os passos necessários.

Quando se trata de adquirir ativos tais como máquinas, equipamento, automóveis, imóveis ou mobiliário que permitem fazer crescer o negócio, e não conta com o investimento necessário para si, ou não quer gastar capital de trabalho numa compra de alto custo e risco, uma boa alternativa é o leasing.

O leasing ou arrendamento financeiro é um produto financeiro conformado por um contrato mediante o qual pede a um terceiro (banco, instituição financeira ou empresa de leasing) que compre um ativo por si, para que depois alugue-o por um determinado período de tempo, com a possibilidade de uma vez finalizado esse prazo possa comprá-lo.

Guia sobre Leasing

O montante da renda de leasing pode depender principalmente do tipo de ativo implicado, assim como do prazo de leasing. Este montante é normalmente maior que a mensalidade que iria pagar por um empréstimo bancário com o mesmo valor do preço do ativo, ainda menor que as mensalidades que pagaria se fosse comparado o bem a prazo.

Além disso, a possibilidade de financiar a 100% um ativo, uma das principais vantagens do leasing é o benefício tributário que oferece, pois as mensalidades ou quotas são dedutíveis a nível fiscal.

Outra das vantagens é a possibilidade de obter ativos tais como máquinas, equipamentos ou automóveis dos quais pode se desfazer mais tarde sem a necessidade de ter que comprá-los, por exemplo, se considerar que ficaram antigos ou já não servem mais as suas necessidades.

Passos para fazer leasing

Para ajudar-lhe no processo de pedir leasing, deixamos de seguida uma lista com os passos necessários para fazer o pedido:

  • Determinar o bem que quer arrendar – Em primeiro lugar deve determinar exatamente qual é a máquina, equipamento, automóvel, imóvel ou mobiliário que quer arrendar. Para isso, deve solicitar uma proposta ao fornecedor sobre o bem em que está interessado, que inclua todas as suas principais caraterísticas (modelo, marca, preço, prazo de entrega, garantias, etc).
  • Procurar empresa de leasing – Em segundo lugar deve procurar e escolher uma empresa de leasing, banco ou instituição financeira que oferece este produto. Para decidir-se por uma empresa, deve comparar as taxas de juros, impostos e benefícios que oferecem, além de ter em conta a sua experiência nesta área.
  • Apresentar os documentos – Um vez escolhida a empresa, você deve visitar a sua sucursal e apresentar os documentos que podem ser solicitados. Estes documentos podem incluir o seu estado financeiro (especialmente o fluxo de caixa), assim como documentos legais da empresa.
  • Assinar o contrato – Uma vez que tenha sido aprovado financeiramente, deve ler e assinar o contrato de leasing com a empresa. No contrato deve ser estipulado o arrendatário, o senhorio (empresa de leasing), o fornecedor (empresa onde o senhorio vai comprar o bem), o bem, a quota de arrendamento, a duração do contrato e a opção de compra.
  • Comprar o bem – Finalmente, com o contrato de leasing assinado, é emitido a ordem de compra no fornecedor para que faça a cobrança do bem à empresa de leasing, e para que envie para si. Uma vez recebido, deve inspecionar, verificar e começa a pagar todos os meses uma mensalidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.