Diferenças Cartão de Crédito e Débito

Diferenças dos cartões de crédito e débitoVocê sabe quais são as principais diferenças entre um cartão de crédito e um cartão de débito? Entenda como funciona cada um dos cartões e saiba qual é o mais vantajoso para si. Poupe dinheiro!

O primeiro passo para entender como funciona um cartão de crédito é saber em que consiste exatamente este termo muito comum no mundo de finanças pessoais. Pois, existem diferentes tipos de “plásticos” em circulação: os cartões de débito e crédito. A diferença principal é que no primeiro caso, os pagamentos são feitos diretamente e sobretudo de forma mais ou menos imediata da conta bancária do titular, enquanto no outro tipo de cartão você paga ao fim de um certo tempo (na maior parte dos casos é um mês). Desta forma, os cartões de crédito, como o próprio nome indica, são a fórmula ideal para obter dinheiro que você não tem disponível em conta, mas que sabe que será capaz de pagar no momento de cobrança. É como se o banco ou entidade financeira adiantasse ao titular uma certa quantidade de dinheiro que será paga a curto prazo.

Em resumo, enquanto com os cartões de débito você só pode dispor do dinheiro que tem em conta, o que em termos gerais é mais seguro e mais barato, com os cartões de crédito você pode ter sempre mais capital disponível do que realmente dispõe efetivamente na sua conta. Daí ser dado o nome de crédito. A quantidade de dinheiro que poderá ter em dívida irá depender da sua situação financeira e da instituição bancária.

O funcionamento geral dos cartões é relativamente sensível desde o ponto de vista teórico. As entidades financeiras ou emissoras de cartões de crédito colocam à disposição do titular uma quantidade de dinheiro a que este pode aceder. As condições deste empréstimo são antes acertadas com o cliente e são realizadas de acordo com o historial financeiro da pessoa. Trata-se de um crédito de curto prazo por um determinado período de tempo, que você pode usar para fazer compras e apenas no final do mês efetuar todos os pagamentos.

Não deixe de visitar o nosso guia sobre cartões de crédito onde poderá encontrar toda a informação sobre este assunto. Aproveite para poupar dinheiro ao tomar a decisão certa.

Esta entrada foi publicada em Finanças com as tags cartao de credito, cartao de debito, credito, poupar dinheiro. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.