Definição de Bens

Bens EconómicosSaiba qual é a definição de Bens. Descubra como está relacionada com a economia e o mercado em geral. Aproveite para melhorar a sua educação financeira.

Bens é o plural da palavra bem, que tem a sua origem no termo latim bene. Podem estar relacionados com três grandes conceitos de uso: o bem filosófico, o bem económico e o bem jurídico. Na filosofia, o bem é a noção antagónica do mal. Trata-se de um valor tautológico outorgado à ação de um indivíduo. O bem é aquele desejável, embora nem todas as pessoas desejem o mesmo. Por outras palavras, algo que está bem para uma pessoa pode não estar para outra. Continue lendo para saber o significado da palavra bens.

Os bens económicos, por sua parte, são os bens escassos que se adquirem num mercado através do pagamento de um determinado preço. Podem ser materiais ou imateriais, mas todos os bens económicos possuem valor e são susceptíveis de ser valorizados em termos monetários. Está relacionado com o mercado e a economia.

Existem diversas classificações para os bens económicos: podem mencionar-se os bens móveis (que se podem comercializar a nível nacional e internacional), os bens imóveis (só podem consumir-se ou utilizar-se a nível na economia em que se produzem. Por exemplo: uma casa), os bens complementares (que tendem a utilizar-se em conjunto, como os veículos e o combustível), os bens sustitutivos (que competem dentro do mercado, como a manteiga ou a margarina), os bens de consumo (não procuram produzir outros bens ou serviços) e os bens de capital (fatores de produção que se destinam à produção de bens de consumo), entre outros.

Por último, cabe mencionar que os bens jurídicos são aqueles que estão protegidos pela lei. É importante destacar que o interesse social não é um bem jurídico até que não é protegido por leis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.