Como pagar o IRS em prestações?

Portal FinançasSaiba como pagar o IRS e o IRC em prestações para aumentar o prazo de pagamento destes dois impostos. Aproveite esta nova medida das finanças para ajudar os contribuintes.

Com a crise económica em Portugal e dificuldade em pagar os impostos por parte dos contribuintes, as Finanças abriram uma excepção que permite que contribuintes, cuja dívida ainda não tenha entrado em execução fiscal, possam pagar as suas dívidas ao Fisco em prestações. A maiores das dívidas diz respeito ao IRS. O prazo de pagamento do IRS acaba no final do mês de agosto e esta é uma boa alternativa para assegurar que não fica ainda mais endividado caso esteja com problemas a pagar os impostos. Continue lendo para saber quais são as regras desta medida de ajuda aos contribuintes com problemas financeiros.

Guia sobre pagar IRS ás prestações

Com esta nova medida os contribuintes podem pedir o pagamento em prestações até 15 dias depois de acabar o prazo de pagamento do imposto. No entanto, são serão aceites os pedidos de contribuintes que não tenham dívidas relativas a outros impostos. Sendo que os pedidos devem ser feitos online através do Portal das Finanças ou nos serviços de Finanças.

Nem sempre é necessário prestar uma garantia, no entanto, para dívidas acima de 2500 euros, o contribuinte tem que apresentar garantias, que normalmente é bancária. Quando às prestações, o número máximo de prestações é de 36, no entanto existem condições mais rigorosas para contribuintes com dívidas de valor mais baixo. No Portal das Finanças é possível ter acesso ao simulador onde poderá saber qual o montante da prestação.

Em caso de pagamento às prestações é necessário pagar juros, cerca de 7%. Em que o pagamento deve ser feito até ao final de cada mês, onde os documentos de cobrança são emitidos e enviados por correio para o contribuinte. Se falhar o pagamento da prestação, a Autoridade Tributária e Aduaneira instaura um preço de execução fiscal pelo valor em dívida e que pode resultar em penhora e venda de bens.

Esta entrada foi publicada em Finanças com as tags irs, pagar irs, pagar prestacoes, portal financas. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.