Como os Bancos ganham dinheiro?

Bancos fazem dinheiroSaiba como os Bancos ganham dinheiro e têm lucros altos. Descubra porque são uma máquina de fazer dinheiro. Leia o artigo completo para saber como são rentáveis!

Todos sabemos que a principal área de negócios do setor bancário é o crédito. Contudo, emprestar dinheiro não é, a atividade principal onde conseguem bastantes lucros, que dê para sustentar toda a sua atividade. A banca é algo que já faz parte do quotidiano das pessoas em basicamente todo o mundo, e o mais certo é que já saiba quais são as suas principais funções, mas já sabe como ganham dinheiro? O setor bancário obtém os seus lucros através de dois tipos de operações. Por um lado, as operações de investimento, também conhecidas como operações ativas, por outro lado, as operações de prestação de serviços aos seus clientes. Em ambos os casos, estes nomes possuem por detrás vários conceitos diferentes associados. No total, cada cliente paga uma média de 100 euros em comissões à entidade financeira onde possui conta bancária. Continue lendo para saber de onde vêm todos os lucros dos bancos.

Onde os Bancos ganham dinheiro

Muitas vezes a maior parte das pessoas pensam de que maneira os Bancos e Caixas de Aforro ganham dinheiro, para poder continuar a funcionar sem na realidade vender produtos físicos. A primeiro resposta, e a mais simples, é a que todos nós conhecemos: ganham dinheiro com os juros dos créditos que concedem. Contudo, os seus lucros são obtidos através de dois tipos de operações: operações de investimento e as operações de prestação de serviços. Abaixo nós explicamos em que consiste cada uma das operações.

Operações de Investimento

Muitas vezes, quando falamos de operações ativos ou de investimento, estamos a falar de operações que geram rendimentos e que supõem um certo nível de risco. A operação de investimento bancário mais conhecida são os créditos. Isto é um contrato, em que o banco empresta dinheiro a um cliente, obrigando ao cliente o pagamento mensal de um valor que inclui juros, parte do dinheiro emprestado e comissões.

Outra forma de ganhar dinheiro, é mediante as contas a descoberto ou incumprimento do prazo de pagamento do crédito. Se você pensar bem, quando a conta bancária está negativa, na realidade o banco está a emprestar dinheiro, que ficará saldada quando for regularizada a situação e que, como a entidade bancária assume riscos, é necessário pagar comissões e juros.

Para as grandes necessidades de financiamento, o setor bancário dispõe de créditos sindicatos e créditos participativos. Nos primeiros, várias entidades unem-se de forma a dar o crédito. Nomrlamente para grandes obras ou operações empresariais. No segundo caso, são financiados os setores mais afetados por crises ou reconversões.

Finalmente, uma das partes mais importantes pelos grandes lucros das entidades bancárias são os investimentos no mercado de valores, de dívidas pública e divisas. Compram participações de diversas empresas rentáveis e investem no mercado imobiliário.

Operações de Prestação de Serviços

Além das operações anteriores, em que as entidades bancárias assumem riscos, existem uma série de serviços que prestam e de onde conseguem bons ganhos. Estas operações estão relacionadas com serviços de tesouraria que englobam serviços de caixa (cobrança e pagamentos), de compensação, domiciliações (de ordenados, de taxas, obrigações, etc) e transferências de dinheiro.

Além destes serviços básicos de tesouraria, as entidades bancárias também prestam serviços mais especializados, como os serviços de investimento, que incluem colocação e garantia de emissão, estudos sobre processos de fusão ou absorção de empresas, entre outros. Sem falar na disponibilidade de dinheiro a qualquer hora através das caixas multibanco e da utilização de meios de pagamento através de cartão de crédito ou do serviço de homebanking.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.