Cash Flow – O que é?
Saiba o que é o Cash Flow. Porque o fluxo de caixa pode ajudar o responsável da empresa ou negócio? Este é um dos conceitos de economia mais populares.
Conceitos, conceitos e mais conceitos. Muito provavelmente já ouviu falar sobre o Cash Flow ou Fluxo de Caixa, em português. Não é um termo difícil de entender, pois tem uma certa lógica, e está relacionado com os fluxos de entrada e saídas de dinheiro em efetivo, durante um determinado período.
O fluxo de caixa, então, é a acumulação de ativos líquidos para um determinado período e, por essa ração constitui um indicador importante para medir a liquidez de uma empresa para um período de amostragem.
Guia sobre Cash Flow
O fluxo de caixa pode ser classificado como:
- Fluxos de caixa operacionais – Efetivo recebido ou despendido como resultado das suas atividades económicas de base da empresa.
- Fluxos de caixa de investimento – Efetivo recebido ou despendido considerando os gastos de investimento de capital que beneficiarão o negócio no futuro, como investimentos ou aquisições.
- Fluxos de caixa de financiamento – Efetivo recebido ou despendido como resultado de atividades financeiras, tais como a recepção ou pagamento de empréstimos, emissões de recompra de ações e/ou pagamento de dividendos.
O estudo destes dados ajuda os responsáveis das empresas a:
- Identificar problemas de liquidez – O ser rentável não significa necessariamente que tenha liquidez. Uma empresa ou negócio pode ter problemas de efetivo e ainda assim ser um negócio rentável. Desta maneira, permite antecipar-se aos problemas e buscar soluções, como o pedido de crédito de dinheiro.
- Analisar a viabilidade de projeções de investimento – Os fluxos de fundos são a base de cálculo de valor atual e da taxa interna de retorno. Com ambos os valores, os responsáveis da empresa podem ver a conveniência ou não de um projeto.
- Medir a rentabilidade ou crescimento de um negócio – Quando se entende que as normas contáveis não representam adequadamente a realidade económica. O que interessa é saber a rentabilidade e retorno do investimento.
Exemplo de Cash Flow
O fluxo de caixa é simplesmente a soma de todos os itens que consideramos como entrada de dinheiro, menos os que são considerados como saída de dinheiro, da seguinte maneira:
- + Vendas
- – Impostos
- – Soma de Créditos
- – Custos variáveis
- – Custos fixos
- – Soma de Bens de câmbio
- – Soma de Bens de uso
- + Financiamento dos fornecedores
É preciso ter em conta que os únicos itens que são somados são as vendas e o financiamento dado pelos fornecedores, isto é, as únicas entradas de dinheiro constante para a empresa, mais além do financiamento bancário. Tendo em conta a contabilidade básica, poderíamos substituir os itens (Vendas – Custos – Impostos) por “Resultados” ou “Utilidade”.