Banco Central Europeu (BCE)

Banco Central EuropeuSaiba o que é o Banco Central Europeu. Conheça a história, organização e funções deste organismo europeu responsável pelas finanças da União Europeia.

O Banco Central Europeu (BCE), ou em inglês European Central Bank (ECB), é a instituição financeira que administra a política monetária dos países integrantes da Zona euro. É um dos Bancos Centrais mais importantes a nível mundial. O BCE faz parte do sistema de Bancos Centrais da União Europeia, sendo o seu elo central. Rege-se pelo Tratado da União Europeia e pelos seus próprios estatutos, definidos em conselho europeu.

Guia sobre o BCE

O BCE foi criado através da constituição, a 1 de junho de 1999. Embora a história do Banco Central Europeu comece a 2 de maio de 1998, quando o Conselho Europeu decidiu por unanimidade que 11 Estados membros (Bélgica, Alemanha, França, Irlanda, Itália, Espanha, Luxemburgo, Países Baixos, Áustria, Portugal e Finlândia) cumpriam com os requisitos que eram exigidos para adotar a moeda única europeia (o euro), a partir de 1 de janeiro de 1999. Esta decisão veio acompanhada de outra, o acordo político sobre as pessoas que se recomendavam como membros do Comité Executivo do BCE.

Os ministros da economia de cada país, junto com os governadores dos Bancos Centrais nacionais que adotaram o euro, a Comissão Europeia e o Instituto Monetário Europeu (IME, antecessor do BCE), acordaram que se utilizaria os tipos de câmbio bilaterais do Sistema Monetário Europeu para calcular o tipo de câmbio unilateral e irrevogável entre a divisa de cada país.

O BCE é o chefe central do Eurosistema, um sistema de Bancos Centrais formado pelo BCE e pelos Bancos Centrais de cada Estado da Zona Euro. O eurosistema está encarregado de estabelecer e formular uma política monetária para os estados membro.

Funções do Banco Central Europeu

A principal função do BCE, como qualquer outro banco central, é de manter o poder de aquisição do euro e conseguir assim a estabilidade dos preços nos países da zona euro. Isto é, o BCE controla a oferta monetária através das suas políticas para ter controlo sobre a evolução dos preços, de forma a evitar que os países europeus tenham uma inflação muito alta. Também para alcançar os seus objetivos, o BCE faz a compra de dívida pública em diversas ocasiões para uma maior estabilidade económica europeia.

Atualmente, o BCE é composto por três organismos, que são o Comité Executivo, o Conselho de Governo e o Conselho Geral. A sua sede fica localizada em Frankfurt, Alemanha e está instalada no edifício Eurotower. Está previsto uma mudança de edifício, para um edifício localizado em pleno centro financeiro de Frankfurt.

Pode encontrar mais informações sobre o BCE através do endereço url oficial www.ecb.int.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.