Ucrânia legaliza oficialmente criptomoedas no país

O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky assinou uma lei “Sobre ativos virtuais” legalizando oficialmente as criptomoedas no país.

A regulação chega no momento em que a Ucrânia vive uma invasão russa e encontrou nos criptoativos uma forma de apoio.

Desde o início da invasão, milhares de dólares em Bitcoin, Ethereum, Dogecoin, Polkadot e outras criptomoedas foram doados ao país.

Conforme noticiado pelo CriptoFácil, a Ucrânia está usando os ativos para comprar itens de combate e kits para os soldados.

“Ucrânia legalizou o setor de criptomoedas — @ZelenskyyUa assinou uma lei. A partir de agora, as exchanges de criptomoedas estrangeiras e ucranianas operarão legalmente e os bancos abrirão contas para empresas de criptomoedas. É um passo importante para o desenvolvimento do mercado de VA [ativos virtuais] na Ucrânia!”, tuitou na quarta-feira (16) o Ministério da Transformação Digital da Ucrânia.

Criptomoedas na Ucrânia

De acordo com a publicação do ministério, a lei “determina o status legal, classificação e propriedade de ativos virtuais”.

Além disso, determina que os reguladores do mercado serão o Banco Nacional da Ucrânia e a Comissão Nacional de Valores Mobiliários e Mercado de Ações (equivalente à CVM do Brasil).

A legislação também cria, segundo o ministério, condições para maior formação do campo jurídico no mercado de criptoativos. Ao mesmo tempo, determina a lista de provedores de criptomoedas e condições de seu registro. Ainda, prevê a implementação de medidas de acompanhamento financeiro no domínio das criptomoedas.

Enquanto isso, a lei determina que caberá à Comissão Nacional de Valores Mobiliários e Mercado de Valores formar e implementar a política estatal na área de ativos digitais. O órgão também deverá emitir permissões para provedores de serviços de ativos virtuais. Por fim, a comissão também será responsável por regular e fiscalizar financeiramente esta área no país.

“Até agora, o Ministério da Cultura vem desenvolvendo a área jurídica nesta área. Junto com representantes do setor, desenvolvemos uma lei de perfil. Atualmente, o Ministério das Finanças também está trabalhando ativamente para alterar os Códigos Tributário e Civil da Ucrânia para lançar totalmente o mercado de ativos virtuais”, destaca a publicação.

O ministério destacou ainda que a assinatura da lei é um passo importante para “tirar o setor de criptomoedas das sombras”. Com a legislação, o país lança um mercado legal para os ativos digitais na Ucrânia.

Leia também: Zuckerberg confirma que NFTs estão chegando ao Instagram

Leia também: Ripple firma parceria com Wells Fargo visando superar Swift

Leia também: Bored Ape anuncia criptomoeda ApeCoin; preço-piso atinge máxima de 100 ETH

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.