Stablecoins trazem riscos ao mercado de ações diz empresa de analises

A agência de classificação de crédito global, Fitch Ratings, emitiu um alerta sobre stablecoins destacando que seu crescimento pode impactar negativamente o mercado de ações tradicional.

O alerta da Fitch destacou que as moedas digitais estáveis que atingem uma “escala de importância sistêmica” podem trazer “novos riscos” ao mercado de ações, principalmente ao mercado de commercial papers (PCs).

“Os riscos podem ser agravados se a infraestrutura e os parceiros usados ​​pelos comerciantes de stablecoin com os mercados tradicionais não tiverem um histórico de transações durante os períodos de tensão ou volatilidade do mercado.”

Além disso, eles especificaram que o crescimento do valor de mercado das stablecoins tem sido volátil e suas alocações de ativos de reserva podem mudar. Conforme afirmou a Fitch, isso “torna as previsões desafiadoras”, acrescentam.

“A última certificação de USD Coin (USDC) indica que as suas participações em papel comercial com vencimentos de 91 dias a 13 meses caíram para 2% dos ativos de reserva em agosto, de 10% em junho. Os ativos reais permanecem opacos, mesmo nos casos mais transparentes. E uma análise detalhada dos ativos não está disponível”, destacou a empresa.

Com base nisso, a Fitch afirmou que as stablecoins, na verdade, não são lastreadas nos ativos que afirmam ser.

Stablecoins

De acordo com a Fitch, a abordagem regulatória para stablecoins ​​afetará a forma como o mercado de ações se desenvolve.

Mas isso não será visto tão cedo. Afinal, os detalhes e o cronograma da regulamentação dos mercados emergentes permanecem obscuros. Isso é especialmente verdade nos Estados Unidos e na União Europeia.

No caso da UE, eles mencionaram que regulamentações para as stablecoins estão sendo negociadas em Bruxelas. As regras devem exigir que elas tenham reservas de caixa e de baixo risco, predominantemente títulos do governo.

Já nos Estados Unidos a situação não é muito diferente. Recentemente, noticiou-se que o grupo de trabalho do governo Joe Biden publicou um documento pedindo a regulamentação deste mercado. Contudo, nada avançou.

Por fim, a Fitch Ratings detalha que um regulamento que força os emissores de stablecoin a manter reservas em ativos seguros e de alta liquidez poderia reduzir as alocações para commercial papers naquela região.

“O possível lançamento de moedas digitais do banco central também pode afetar significativamente a demanda por stablecoins”, concluíram.

Leia também: ETF de Bitcoin impacta mercado de DeFi; entenda 

Leia também: Dotz libera resgate em Bitcoin em parceria com a exchange Foxbit

Leia também: Bitcoin já se valorizou 45% desde “alerta” de autor do Pai Rico Pai Pobre

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.