Saiba como identificar se uma financeira é realmente confiável

Vamos ver se você já passou por isso antes: uma pessoa de uma financeira se aproxima de mansinho, fazendo de tudo para te agradar e, de repente, acaba te aplicando um golpe? Essa situação pode acontecer em qualquer lugar: com família, entre amigos, no trabalho e assim por diante.

Mas o que essa situação tem a ver com empréstimo? É que, da mesma forma como exemplificado acima, isso pode também repetir-se em momentos da solicitação de uma linha de crédito. Por isso, é importante aprender como saber, de fato, se uma financeira é confiável ou não.

Então, se você está em dúvida em contratar ou não aquela instituição financeira, conheça os sinais que vão te ajudar a descobrir!

Como identificar financeiras confiáveis

Para realizar um empréstimo, você deve sempre recorrer a uma financeira confiável. Caso contrário, você poderá ter uma dor de cabeça gigantesca. Existem alguns aspectos são que primordiais para diferenciar uma instituição idônea de outra:

  • Autorização no Banco Central (Bacen): tem regras próprias e somente instituições financeiras que seguem suas regras estão cadastradas. Elas devem estar de acordo com toda regulamentação do Bacen. Por exemplo, elas não podem oferecer empréstimos com condições abusivas;
  • Pagar para ter empréstimo aprovado: nenhuma instituição financeira está habilitada para cobrar taxas para analisar seu perfil. O pagamento só será realizado depois que você receber o dinheiro;
  • Documentação: através do contrato é que você terá um documento que comprovará o acordo entre você e a instituição financeira. A documentação contém todas informações sobre taxas, juros, impostos, valor total da dívida, quantidade de parcelas, entre outros.

Como saber se um site é realmente seguro

Existem algumas formas de saber se o site da instituição financeira na qual você pretende solicitar o empréstimo é seguro ou não. As dicas a seguir são fáceis de assimilar mas, muitas vezes, por conta da pressa e da empolgação, acabamos esquecendo de detalhes que podem fazer muita diferença.

Segurança do site

É obrigação de todas as vezes que você solicitar um empréstimo pela internet, conferir se o site da linha de crédito é seguro. Para ter certeza, basta verificar se ele possui um certificado chamado SSL – Security Sockets Layer: ele é garantia de proteção para todos seus dados.

Outro detalhe é observar se na esquerda superior do site, bem próximo ao endereço, há um pequeno cadeado. Após clicar nesse desenho, uma janela com informações de segurança deverá aparecer com a seguinte frase “você está protegido”.

Reputação do Reclame Aqui

Outra forma de checar sobre a segurança e idoneidade de uma instituição financeira é acessando as redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, entre outras.

Mas o que com certeza pode fazer diferença é saber sobre a reputação da financeira e seus canais de vendas, como o site, através do Reclame Aqui. Na página do Reclame, você encontra informações sobre todas as empresas do mercado brasileiro, opiniões e, especialmente, reclamações. Ele pode ser o ponto final para ajudar na sua tomada de decisão.

Empréstimo online é seguro?

Sim, pedir empréstimo online é seguro. Mas, como já informado acima, existem cuidados a ser seguidos. Como:

  • Sempre verificar se o site da instituição financeira tem certificado de segurança;
  • Jamais pagar antes de receber algum empréstimo;
  • Confirmar se a empresa da linha de crédito está cadastrada no Bacen.

Onde solicitar empréstimo online

A melhor maneira de solicitar um empréstimo online é utilizando simuladores que apresentam todas as instituições financeiras respeitadas do mercado, fazendo comparação das taxas de juros, número de parcelas e condições de pagamento.

No site Juros Baixos, através do simulador de empréstimo, você conhece com apenas um clique e sem burocracia qual é a melhor modalidade de empréstimo.

Cuidados ao solicitar empréstimo online

Alguns cuidados – mencionados novamente – que você deve ter no momento de solicitar o empréstimo:

  • Pesquise se a empresa é autorizada pelo Banco Central;
  • Verifique a reputação da instituição financeira na internet e confirme se, quando existir um problema, a empresa sempre procura resolver possíveis entraves;
  • Cuidado com quem promete empréstimo fácil e com juros baixos: pagar pouco pela linha de crédito é ótimo mas, em grande parte das vezes, é golpe;
  • Nunca faça negociação ou envie foto de documentos pelo WhatsApp ou por outra rede social;
  • Se você tiver o score baixo e, ainda assim, a instituição oferece dinheiro de uma maneira muito simples, desconfie. Afinal, um mau pagador deve ter que provar mais do que ninguém que é merecedor de confiança.

Internet ao seu favor

A internet, se usada de maneira sábia, pode ser considerada um meio de comunicação que minimiza possíveis barreiras, facilitando a informação e resultando em conhecimento real. E, se adicionarmos a busca por uma instituição financeira idônea, a resposta é mais do que verdadeira: por isso, use e abuse da rede para ter certeza em quais empresas confiar.

E você, qual dos cuidados que você considera mais importante para saber se uma financeira é confiável? Deixe nos comentários abaixo, para sabermos mais!

Leia também: “Essa queda separou os milionários dos miseráveis”, diz Benjamin Cowen

Leia também: 3 criptomoedas seguiram em alta durante correção do Bitcoin

Leia também: Bitcoin segura US$ 40.000, mas criptomoedas seguem em correção

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.