Os NFTs estão mudando tudo, mas são feitos para durar? (Dica: alguns são)

Em outro nível, os projetos NFT reconhecidos compartilham um comportamento comum, recompensando seus investidores com peças adicionais de uma coleção relacionada. Talvez a Larva Labs (LL) tenha iniciado a tendência.

Em maio de 2021, Matt e John da LL anunciaram seu próximo projeto NFT, uma coleção de 20.000 personagens 3D vivendo no blockchain Ethereum. Metade dos Meebits foram recompensados ​​aos proprietários do CryptoPunk na proporção de 1: 1.

Dessa forma, os detentores do CryptoPunk puderam reivindicar gratuitamente (com taxa de gás) um NFT cujo preço mínimo (NFT mais barato em uma coleção) no momento da escrita é 4,36 € ou US$ 13.300.

É como receber um Rolex de Natal. Este modelo foi bem aceito e começou a ser visto como o padrão. Após o modelo de Meebits, várias coleções de NFT seguiram as etapas de LL.

Por exemplo, os proprietários do BAYC receberam os companheiros de estimação para seus macacos na forma de cães do Bored Ape Kennel Club (BAKC). Ghxsts, uma coleção menor, mas importante, recompensa seus proprietários com gotas mensais que representam cada um dos 12 signos do zodíaco. E a lista pode continuar.

No entanto, recompensar os proprietários com NFTs adicionais não é a única maneira de fornecer uma utilidade adicional. Atualmente, estamos vendo projetos como o CyberKongz, que rendem recompensas diárias no token nativo da coleção. No caso de Kongz, $BANANA .

Os titulares originais do Kongz poderão reivindicar 10 tokens BANANA por dia durante os próximos 10 anos. Ao preço atual do BANANA, um proprietário do Genesis Kong recebe US$ 390 por dia ou US$ 140.400 por ano. Outros projetos como o SupDucks ( $VOLT ) também estão incorporando esse sistema de recompensa por token em seus respectivos modelos.

Em suma, o elemento de utilidade de qualquer NFT tornou-se essencial. E embora NFTs extras ou tokens rendendo sejam os modelos mais usados, existem projetos como o Punks Comic que combinam o melhor dos dois mundos, fornecendo utilidade de uma maneira muito tangível.

Da coleção às marcas

O segundo elemento a considerar em NFTs é o reconhecimento da marca criado por uma coleção. Os NFTs estão se tornando marcas no sentido de permitir que seus proprietários façam parte de um grupo exclusivo. Cada coleção é diferente das outras e algumas delas estão se tornando moda.

Uma maneira clara de ilustrar isso é o nome que a Larva Labs criou para si mesma. Assim que os Meebits estavam prontos para serem cunhados, a coleção se esgotou em poucas horas, apesar de ter um preço de cunhagem que estava facilmente acima da média e, naquele momento, sem utilidade adicional.

Parece que os NFTs vinculados a um nome reconhecido terão menos dificuldade em encontrar um pretendente (como os NFTs do Messi também).

Outro exemplo pode ser encontrado na coleção Bored Ape Yacht Club . Devido ao sucesso do projeto, o preço mínimo do BAYC aumentou de 3€ no final de junho para 38€ ou US$ 115.000 aproximadamente no momento da redação.

Nesses níveis, é justo presumir que a coleção já está fora do alcance da maioria dos colecionadores. Ter um macaco entediado tornou-se um sinal de status social. Isso gera o mesmo sentimento de vestir uma roupa de luxo ou dirigir um carro exclusivo.

Para adicionar outra camada, algumas coleções lançaram roupas que estão disponíveis apenas para proprietários de coleções. Esta é a representação literal de uma marca em qualquer aspecto. Além disso, o reconhecimento da marca é ampliado quando celebridades renomadas se manifestam sobre determinados projetos.

Construindo comunidades com raízes profundas

Os NFTs estão construindo comunidades fortes e especiais. Em um espaço tão nascente como os NFTs, encontrar alguém que compartilhe um interesse real e genuíno é revigorante.

Os entusiastas do NFT preenchem os espaços do Twitter e os canais do Discord com discussões, compartilhando lições e advertindo sobre riscos potenciais, ou ainda melhor, compartilhando ideias sobre como melhorar seus próprios projetos.

O movimento do avatar no Twitter se tornou famoso. Tal como acontece com o elemento de reconhecimento da marca, as celebridades têm um influxo positivo na comunidade.

O fato de Mike Tyson usar um gato azul como sua foto de perfil no Twitter certamente gera um impacto positivo no projeto Cool Cats. O mesmo acontece em outros projetos, como VeeFriends, onde conversar com Gary Vee é típico.

Além disso, ter a mesma crença comum com astros do esporte como Stephen Curry ou DJ Steve Aoki era algo impensável alguns anos atrás. E é exatamente isso que as comunidades NFT tratam – derrubar essas barreiras e construir uma comunidade de projeto.

Fonte : DappRadar

As comunidades definitivamente se tornaram um elemento tão importante que projetos como Loot foram concebidos para permitir que seus membros se unam.

Loot é uma coleção NFT que emula um jogo de cartas RPG Dungeon & Dragons. Após sua estreia em setembro, o projeto gerou US$ 194 milhões em volume de comércio em uma semana. Loot é um projeto inovador no sentido de que foi criado para a comunidade e vai ser desenvolvido pela comunidade.

Todas as melhorias e desenvolvimentos futuros ficarão a cargo de seus membros. O teto do projeto é totalmente ditado por este grupo. Nenhum membro da equipe está envolvido ou jamais estará.

O elemento comunidade tornou-se um valor fundamental da crença comum. Quanto mais fortes laços e raízes se desenvolverem na comunidade, melhores serão as chances de um projeto ter sucesso.

O Elemento da Equipe

Falando em equipes, outro elemento relevante na hora de avaliar qualquer projeto NFT. O caso de Loot é muito raro. A norma é que as equipes criem um projeto, trabalhem em quaisquer melhorias ou desenvolvimentos necessários, alimentem o projeto e comuniquem com eficácia os marcos em seus roteiros.

Esse é um elemento comum em projetos de sucesso. Algumas equipes são amplamente divulgadas. Esse é o caso com Larva Labs, VeeFriends ou World of Women. Outras equipes como Yuga Labs ou 0N1 Force permanecerão anônimas sob suas personas de avatar.

Fonte : boredapeyachtclub.com

No final das contas, o aspecto mais importante é o nível de engajamento com os membros da equipe. As equipes que cumprem seus objetivos tornam-se confiáveis. É fácil identificar equipes que desejam agregar valor às suas comunidades. Mas talvez o mais importante, como eles respondem aos desafios apresentados?

Raridade e escassez são importantes

Cada coleção possui um conjunto de atributos e características que permitem a um algoritmo gerar aleatoriamente cada peça para que possa ser diferente das outras da mesma coleção. A raridade atribuída a cada característica é o que torna os colecionáveis ​​NFT especiais.

Este elemento único ou raridade também aumenta a demanda. É verdade que certas peças podem ser mais atraentes do que outras, embora não sejam tão únicas; no entanto, os itens raros são mais desejados do que os comuns, aumentando assim o preço dos primeiros.

O outro elemento a considerar é o fornecimento, com 10.000 coleções de avatares que parecem ser o padrão do mercado NFT atual.

Essas coleções são normalmente limitadas a um determinado nível, o que significa que o suprimento permanecerá o mesmo para sempre. Limitar o tamanho da edição de uma coleção adiciona um elemento escasso, valorizando o processo. No entanto, esta não é a regra para todas as coleções que existem.

Fonte: rarity.tools

Por exemplo, projetos de reprodução como Avastars, uma coleção de 25.200 peças da Geração 1 sem um único clone, permitirá que seus proprietários combinem as características em duas ou mais peças para cunhar um NFT completamente novo.

Mesmo que a oferta aumente, os NFTs recém-criados serão rotulados como Replicantes ou Gen-2, fazendo uma distinção clara entre os dois tipos. Este é um aspecto extremamente importante a ser considerado. Embora certas coleções expandam seu suprimento, as peças originais do NFT devem ser diferenciadas de alguma forma do resto.

Expansão para outras indústrias

Até agora, abordamos elementos ou fatores que são atingíveis principalmente para projetos de avatar NFT.

Eles criaram verdadeiras comunidades que compartilham interesses comuns e, em alguns casos, concedem recompensas tangíveis a seus proprietários.

Embora seja verdade que esses projetos de avatar tenham sido o principal impulsionador da última mania de NFT, existem outras categorias que estão ajudando os NFTs a se destacar em diferentes setores.

Jogos de nível elevado

Pegue os jogos movidos a blockchain. Eles podem revolucionar os jogos tradicionais, uma indústria que gera US$ 114 bilhões em receitas anuais , de acordo com Statista.

O primeiro é a narrativa play-to-gain e, em segundo lugar, é a propriedade habilitada pelos NFTs dentro dos jogos blockchain. Pela primeira vez, os jogadores terão a verdadeira propriedade e controle total sobre seus ativos no jogo.

Conforme detalhado no Relatório da Indústria de agosto da DappRadar , os jogos baseados em blockchain estão impulsionando o uso na indústria.

As carteiras ativas exclusivas que interagiram com dapps de jogos (aplicativos descentralizados) foram avaliadas em 747.000, um aumento de 64% em relação aos números de julho.

A comparação dessa métrica de uso de jogo em particular com outras categorias de pares, como os próprios colecionáveis ​​DeFi ou NFTs, mostra claramente como os jogos estão por trás do último aumento na quantidade de carteiras exclusivas conectadas a dapps de blockchain.

Na verdade, olhando em detalhes o volume recorde de negociação de NFT em agosto, 18% vieram de colecionáveis ​​no jogo, NFTs que podem ser usados ​​em jogos de blockchain.

Em suma, espera-se que o espaço de jogos se torne um mercado ainda maior. Axie Infinity, um jogo para ganhar desenvolvido pelo estúdio vietnamita Sky Mavis, já atrai mais de 1,5 milhão de jogadores únicos em todo o mundo a cada dia. Illuvium está se preparando para lançar no final do ano em Immutable X, uma solução Ethereum Layer 2, e Star Atlas, um jogo que rodará em Solana, também está sendo promovido.

E, claro, existe o metaverso, um espaço que visa se tornar o lugar onde os indivíduos criam, comercializam e socializam em uma realidade virtual. Projetos de jogos importantes no metaverso incluem Decentraland, The Sandbox, Blankos Block Party, Ember Sword, Somnium Space entre vários outros.

Art Getting Digital

A arte é um dos aplicativos mais adequados para NFTs. O matchup é ideal. Por um lado, os NFTs são construídos para provar a autenticidade, um dos aspectos mais importantes nas peças de arte.

Por outro lado, os mercados onde os NFTs são negociados são o cenário perfeito para um artista ser reconhecido. Aproveitando esse espaço digital e, ao mesmo tempo, tendo uma forma confiável de administrar os royalties.

A arte em NFTs existe em diferentes sabores. Existem 1/1 peças de arte ou peças únicas. Pense na Mona Lisa ou nas peças de arte de Beeple. Eles só existem de uma maneira única e não repetida.

Além disso, existe a Arte Generativa, uma nova forma de produzir arte. Na arte generativa, o artista (ou programador) instrui um programa a executar um código que atribui características únicas a padrões predefinidos.

Esse tipo de arte ou NFTs se tornou tão cobiçado que essas peças foram vendidas por até US$ 5,68 milhões. Alguns exemplos de projetos de arte generativos são Art Blocks e Larva Labs ‘Autoglyphs.

Um confronto de fantasia entre esportes e NFTs

A indústria do esporte é grande, principalmente nos Estados Unidos. De acordo com a Pesquisa de Mercado Verificada , a indústria global de cartões colecionáveis ​​de esportes valia US$ 13,82 bilhões em 2019.

Uma das associações esportivas mais importantes do mundo percebeu a tremenda oportunidade que está à espera de ser aproveitada.

Em julho de 2019, a NBA iniciou uma joint-venture com a Dapper Labbs, a empresa de blockchain por trás da CryptoKitties. Isso marcou o início do NBA Top Shot, um projeto NFT rodando no blockchain FLOW.

Foi até fevereiro deste ano que o projeto se tornou realmente visível. Entre fevereiro e março de 2021, o Top Shot gerou mais de US$ 432,36 milhões em 2,56 milhões de transações.

Se o basquete tivesse sua plataforma oficial NFT, o futebol americano não ficaria para trás. Digite Sorare, uma plataforma de futebol de fantasia que permite aos jogadores negociar e gerenciar um time de fantasia com base em cartas de jogador representadas por NFTs. Neste jogo, os gerentes de fantasia têm controle total sobre seus jogadores, em contraste com as plataformas de fantasia tradicionais.

O suprimento de cartas de Sorare é limitado, adicionando outra camada de estratégia ao jogo. Embora Sorare não tenha atingido os níveis do Top Shot, alguns cards exclusivos de Sorare como Ronaldo ou Mbappé valem dezenas de milhares de dólares.

Além disso, os projetos de colecionáveis ​​esportivos têm atraído uma boa quantidade de juros de investimento. O Dapper Labs anunciou uma rodada de financiamento de US$ 250 milhões, enquanto o projeto NFT da França, Sorare, levantou um financiamento de US$ 680 milhões liderado pela Softbank.

No geral, a indústria do esporte está bem representada na esfera do NFT. Ethernity Chain, uma blockchain especializada em NFTs, oferece uma ampla lista de coleções de lendas do esporte que inclui Pelé, Muhammad Ali, Lionel Messi e Dan Marino.

Fonte: 'Messiverse' de Lionel Messi

Marcas de moda se juntam à mania NFT

Os avatares são os habitantes reais do metaverso. Skins e cosméticos dentro do jogo têm uma grande importância dentro dos jogadores. Um exemplo claro são os jogos gratuitos como o Fornite, que permite aos jogadores personalizar seus avatares de jogo. A DMarket, uma plataforma para troca de wearables in-game, estima que o mercado de skins gere US$ 40 bilhões por ano .

Fonte: Burberry - estatueta exclusiva de tubarão de Blankos

Com um mercado tão grande, e jogadores e entusiastas de NFT ávidos por chegar ao próximo nível de exclusividade, o metaverso pode se tornar um verdadeiro gerador de valor para a indústria da moda. E a presença desses gigantes da moda já se fez sentir.

Em agosto, Burberry e Blankos Block Party fizeram uma parceria para projetar uma suíte NFT colaborativa que inclui personagens e acessórios. A coleção de 2.250 NFTs esgotou em menos de um minuto.

Embora a Burberry tenha sido a primeira marca de moda a colaborar diretamente com um projeto do metaverso, algumas de suas colegas já estavam em andamento.

Em junho, a gigante da moda Gucci leiloou seu primeiro NFT oficial por US$ 20.000, um curta-metragem inspirado na coleção outono / inverno 2021. Mais recentemente, a Dolce & Gabbana criou uma coleção NFT de nove peças em colaboração com a UNDX, um mercado com curadoria especializado em artigos de luxo e culturais.

Tornando-se mainstream

O impacto causado pela tecnologia blockchain, especificamente NFTs, atingiu novos patamares. O impacto foi tão forte que grandes marcas de todos os setores demonstraram interesse em fazer parte do espaço.

Em agosto, a Coca-Cola leiloou uma pele da marca NFT que pode ser usada em Decentraland. Lentamente, as organizações gigantescas estão deixando sua pegada no espaço.

E não são apenas marcas lançando uma coleção ou leiloando uma peça rara. Os NFTs conseguiram chamar a atenção de importantes empresas de investimento e até de instituições financeiras.

Por exemplo, Three Arrows Capital, um fundo de hedge com sede em Cingapura, anunciou no final de agosto a criação de Starry Night. A missão de Starry Night será “montar a melhor coleção de NFTs do mundo”.

Em 23 de agosto, a VISA, gigante do processamento de pagamentos, anunciou via Twitter a compra do CryptoPunk # 7610 por US$ 150.000. O anúncio atraiu manchetes em importantes meios de comunicação. Finalmente, na semana passada, a Sotheby’s leiloou 101 peças da coleção BAYC por US$ 24 milhões.

Em suma, o público principal ajudará o espaço NFT a consolidar seu valor. Embora os NFTs ainda pareçam um espaço nascente, não é exagero pensar que chegará a números vistos em outras categorias de blockchain como DeFi.

A estrada à frente

No momento, a indústria de blockchain ainda está em um estágio inicial. Neste momento, a forte demanda é suficiente para equilibrar a oferta cada vez maior.

Muitos projetos NFT podem não manter o valor a longo prazo. No entanto, o grupo de dapps NFT de melhor desempenho se tornará uma parte crítica da indústria daqui para frente.

Certos projetos da NFT estão recompensando seus proprietários com serviços públicos que antes eram impensáveis, e outros demonstraram o poder de construir comunidades fortes. Ao todo, essas coleções estão se tornando marcas reconhecidas fora da rede.

O impacto cresceu tanto que setores importantes, como os de esportes ou moda, querem fazer parte desse cenário em crescimento. E, talvez mais importante, as principais instituições perceberam um valor real de investimento nesse conceito.

A verdadeira propriedade que os NFTs concedem desbloqueará vários aplicativos. Os ingressos se tornarão NFTs, um golpe mortal em potencial para a pirataria.

Os arquivos de música que protegem o artista serão distribuídos como NFTs. Os NFTs com rendimento podem se tornar tão relevantes quanto muitos produtos financeiros existentes.

Parece que estamos indo para uma realidade virtual imparável semelhante ao que Ernest Cline retratou em seu famoso romance Ready Player One – um mundo onde ativos da vida real serão tokenizados ou NFTized. Qual bolha estourará primeiro continua sendo a maior questão.

O DappRadar rastreia, analisa e classifica os aplicativos descentralizados e é um gateway principal para o DeFi. Este relatório foi escrito por Pedro Herrera , analista sênior de blockchain da empresa.

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

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