O que são as lands do metaverso?

O mundo que o metaverso abriu enquanto possibilidade de investimento, de vivência, de interação social e de mudança de perspectiva em relação até mesmo aos limites da tecnologia faz com que, hoje, discutamos até mesmo a possibilidade de comprar um terreno… virtual.

Uma land é uma fração do mapa de um metaverso e pode ser de vários tamanhos, tal qual um terreno como qualquer outro em nossa cidade.

Ela é, tal como um terreno em nossa cidade, algo único e não há qualquer outro igual a ele. Isso faz com que a land seja também um tipo de ativo de um mundo, tal como um carro, tal como uma casa, tal como qualquer outra coisa que possamos adquirir e chamarmos de nossa.

Dessa forma, podemos encontrar lands com suas características únicas e fundamentais de todos os tipos, que vão desde o tamanho, passam pela localização, pela utilidade que vamos dar a elas e, por fim, também ao preço que será determinado para ela.

É tendo como base esses múltiplos fatores que podemos, então, avaliar a compra de uma land, sobretudo porque, quando assim o fazemos, desbloqueamos um universo de possibilidades para o jogo que desejamos jogar ou mesmo para o metaverso do qual queremos participar.

Assim, a compra de uma land pode ser um grande passo para o jogador e um grande passo para a sua jogabilidade, ou mesmo para a sua experiência de metaverso.

Com uma land sua, própria, é possível ter uma experiência mais imersiva e mais rentável quando se tratar de um jogo, sobretudo porque as ações que outros jogadores executam ali também pode gerar renda passiva para você, na maior parte das vezes.

Diante disso tudo, hoje vamos desdobrar alguns temas que podem contribuir com uma decisão mais segura sobre adquirir um terreno virtual. Vem ver!

O que é land? Trazemos ponto a ponto tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de criptoativo!

Uma land pode ser entendida como um território virtual, presente em diversos jogos do formato play-to-earn. Tal qual um terreno que existe no mundo real, podemos adquirir uma land, construir sobre ela e utilizá-la da forma que melhor acharmos interessante.

As lands são ativos que existem dentro de metaversos, que são ambientes digitais em que é possível ter uma vida “real”. Nesses ambientes, podemos ir ao trabalho, à escola, a um show ou até mesmo ao cinema.

Emulando aspectos da vida real em um ambiente virtual, os metaversos são constituídos em blockchain e podem ser trabalhados em diferentes dimensões. Uma delas emula a experiência de vida mais realista, enquanto outra emula experiências de jogo.

Seja de uma forma, seja de outra, as lands são ativos que estarão ali presentes e elas são fundamentais para que tenhamos uma experiência mais interessante com o metaverso, sobretudo porque elas nos dão propriedade sobre um lugar só nosso naquele ambiente.

Em um metaverso as lands podem ser exploradas de diferentes formas e hoje encontramos até mesmo empresas renomadas no mercado, como Adidas e Nike, que já contam com suas próprias lands em diferentes metaversos.

Nesses lugares, será possível adquirir NFTs de artigos esportivos que poderão ser utilizados por suas personagens dentro do metaverso. Esse tipo de ação torna a experiência no metaverso muito mais imersiva, possibilitando níveis diferentes de interações muito interessantes.

Outros aspectos que também envolvem a compra e venda de lands dizem respeito à forma de configuração desse ativo. Uma land é, necessariamente, um NFT. Sendo um NFT, ela é um ativo único, que tem como base um contrato de compra e de venda.

Agora, por que comprar uma land é tão interessante?

Por que comprar uma land no metaverso?

Agora que você sabe tudo sobre o que é land, por que será que comprar uma land se tornou uma grande corrida para os usuários?

Certamente, a resposta está ligada aos benefícios que uma land pode trazer para a sua carteira enquanto um investidor e, sobretudo, enquanto um jogador.

Um dos primeiros aspectos que temos de levar em conta diz respeito à rentabilidade que ter uma land pode trazer para a sua carteira.

Quando um jogador adquire uma land, todos os recursos que outros usuários e jogadores coletam dentro desse território acabam gerando renda e recursos passivos para os proprietários desses territórios.

Assim, caso você esteja jogando um game baseado em coleta de recursos e geração de equipamentos, todas as vezes que algum jogador realizar uma ação na sua land você, automaticamente, receberá em sua carteira algum recurso de forma passiva.

Por conta disso, cada vez mais usuários e jogadores que curtem games baseados em blockchain e que são construídos com base em um metaverso estão buscando por lands.

Você poderá adquirir lands a partir das ofertas iniciais de cada metaverso, observando quais são os recursos e limitações que elas oferecerão na documentação própria de cada jogo. Além disso, é importante também ler com bastante atenção os documentos de cada metaverso.

Outro aspecto muito importante da compra de uma land é a possibilidade de adquiri-la por meio da negociação direta com outros jogadores, visto que uma land se trata de um NFT.

Além disso, outro aspecto realmente importante da compra e da venda desses ativos está ligado à ideia do rendimento passivo, conforme dissemos.

É importante dizer que o rendimento passivo dependerá da forma como cada jogo se estrutura. Dessa forma, é fundamental avaliar a velocidade desse rendimento antes de comprar uma land.

Quais são as diferenças entre land e terreno?

Uma land, na prática, é um terreno virtual. Tal como um terreno no mundo real, uma land está localizada em um determinado ambiente que pode ter um maior ou um menor valor, de acordo com a sua localização dentro de um metaverso.

Na prática, uma land funciona exatamente como um terreno. Nela é possível, tal qual em um terreno do mundo real, construir diferentes tipos de prédios e construções, plantar, colher, minerar ou explorá-lo da forma que você melhor quiser.

No entanto, por conta da land estar localizada em um metaverso baseado em blockchain e ser um NFT, temos algumas vantagens de uma land em relação a um terreno no mundo real.

Um terreno no mundo real pode ter diferentes situações jurídicas envolvendo-o, como direitos em relação à herança, impostos que devem ser pagos e outras questões que podem até mesmo envolver o uso inapropriado, que pode exigir até mesmo ações judiciais.

Já uma land, que é um ativo virtual, localizado em um metaverso, é um NFT. Um NFT é um ativo de posse única, que tem código de série exclusivo e que pertence a uma única carteira.

A não ser que uma pessoa se aproprie de uma carteira de forma errada, a land será sempre daquela carteira digital em si e não poderá ser roubada, não terá imposto associado e terá, o que é melhor, rendimento sendo gerado de forma passiva para a sua carteira.

Outra questão que diz respeito a uma land em relação a um terreno é o fato de que você pode explorá-lo da forma que você desejar, diferente de todos os terrenos no mundo real, que devem ser explorados de acordo com diretrizes de uso do solo de cada cidade.

Agora, quer saber como comprar uma land?

Quais são os jogos oferecem a venda de lands?

Quer saber quais são os principais jogos que oferecem a venda de lands em seus metaversos? Vem ver quais são eles!

Ember Sword

Em agosto de 2021 mais de 35 mil jogadores disputaram por uma chance única, que foi a de comprar diferentes terrenos virtuais, as lands, no metaverso do jogo Ember Sword.

O jogo Ember Sword movimentou o mercado tanto por ser um jogo bastante cativante, no melhor estilo play-to-earn e ele ainda nem foi lançado oficialmente para o mercado.

Nessa oferta inicial do jogo mais de 200 milhões de dólares, o que equivale a mais de um bilhão de reais, foram movimentados pelos jogadores. Eles fizeram com que as vendas de 6 mil lands foram vendidos nesse tempo em forma de tokens não fungíveis, os NFTs.

O jogo movimentou todos esses jogadores que, no princípio da oferta, tiveram de preencher um formulário bastante simples em que deveriam explicar o porquê que eles seriam os melhores proprietários de lands no metaverso do jogo.

E, apenas se e quando forem aprovados os seus perfis é que de fato o jogador terá a chance de adquirir a land, que poderá custar até 176 mil reais por cada espacinho.

Decentraland

O metaverso de Decentraland é uma experiência em forma de realidade virtual de forma descentralizada e alimentada por meio da blockchain Ethereum. Dentro da plataforma do Decentraland os usuários poderão criar, experimentar e monetizar suas próprias criações.

De acordo com o próprio metaverso, os espaços podem ser utilizados de diferentes maneiras, seja como galerias de arte, casas familiares, pontos de encontro, pontos de venda de diferentes produtos virtuais, bem como para sedes de empresas e diferentes instituições.

As lands são organizadas a partir de diferentes distritos, o que melhora a jogabilidade em Decentraland.

Média de preço: O que é preciso saber a respeito dos valores dos terrenos virtuais em diferentes metaversos?

O valor de uma land sempre irá depender do metaverso em que ela foi criada. Por óbvio, metaversos mais populares ou mais consolidados no mercado – tanto em valores, movimento de usuários ou de contas únicas – terão valores mais altos em relação às suas lands.

Em Decentraland, por exemplo, encontramos lands pequenas com valores a partir de 5.233 Ether, o que corresponde, em termos atuais, a pouco mais de 16 mil reais.

Outras lands maiores no metaverso, no entanto, podem chegar a 205 mil Ether, o que corresponde a mais de 3 milhões de reais.

Esses valores podem até parecer muito elevados para usuários comuns. No entanto, para empresas, isso não parece ser mais um grande empecilho.

Uma das grandes novidades em relação à chegada das empresas no metaverso se deu ano passado, em 2021, quando a Adidas anunciou que apostará alto em relação ao metaverso.

Isso se concretizou quando a marca de produtos esportivos anunciou a compra de uma land no metaverso criado pela The Sandbox, e que será utilizado para a criação do Adiverso – que será o metaverso próprio da marca.

A entrada de gigantes dos esportes, das telecomunicações – como o caso da TIM, que anunciou recentemente a compra de uma land no metaverso Cryptovoxels – e de outras empresas varejistas, como o Walmart, por exemplo, aumentará a busca por lands.

Isso ocorre em um momento em que é bastante positiva a recepção do conceito de metaverso, tanto para os usuários quanto para empresas.

Dessa forma, ainda que o preço de lands maiores pareça ser impactado, sabemos que as lands menores, voltadas para usuários comuns, também tenderão a ser, fazendo com que o preço de entrada se torne cada vez mais alto.

Onde comprar uma land de forma segura e simplificada?

As lands geralmente são comercializadas dentro do próprio marketplace do seu jogo. Essa é a forma mais simples de se conseguir um ativo e, certamente, a mais segura de se obter a land.

No entanto, ao longo do tempo, inciativas foram criadas como forma de assegurar que pessoas que adquiriram NFTs de todos os tipos tivessem como revendê-los para outros usuários interessados, seja porque o interesse pelo jogo acabou, seja por ter conseguido item melhor.

Seja por uma razão, seja por outra, o fato é que, com o tempo, iniciativas como a OpenSea surgiram no mercado, possibilitando uma maior interação entre pessoas interessadas por ativos digitais em NFTs, como lands, por exemplo, e pessoas interessadas em vendê-los.

Dessa forma, é possível encontrar lands com valores bem diferentes daqueles praticados diretamente nos marketplaces dos jogos, com valores reduzidos para itens que são de grande qualidade e de posição bem estratégica.

No entanto, quando se trata de comprar uma land em um mercado paralelo ao do seu jogo, é necessário que todos os cuidados sejam tomados em relação à transação, sobretudo porque, com a popularização desse tipo de ativo, também se popularizam os golpes.

Verifique cuidadosamente o valor de mercado atual da land que você deseja adquirir em um mercado paralelo e, ainda, toda a qualidade da conta do usuário com quem você está negociando.

Isso vai garantir uma negociação mais saudável e vantajosa para todos, eliminando da dinâmica o risco de ser um golpe. E, ainda, vale sempre avisar que o barato pode sempre sair muito caro. Sempre desconfie de valores muito abaixo do mercado!

Além disso, também é possível negociar diretamente com usuários do jogo. Para isso, sempre fique atento às comunidades do metaverso e às oportunidades que surgem entre usuários.

Como calcular a rentabilidade comprando com terrenos reais?

Para que possamos comparar o a rentabilidade de um terreno real com uma land, que é um terreno virtual, localizado em um metaverso, teríamos de levar alguns pontos em consideração, sendo o primeiro a possibilidade que cada metaverso tem de valorização.

No mundo real, ao comprarmos um terreno igualmente real, temos de levar em consideração aspectos como a região da cidade e, localizado um bairro, temos de levar em conta a localização dentro do próprio bairro.

Depois, temos de verificar o potencial construtivo dentro daquela seção da cidade, sobretudo porque não é em todo e qualquer bairro que podemos construir qualquer tipo de imóvel. Alguns, por exemplo, podem até oferecer limitação em relação aos pavimentos de uma casa.

Outro aspecto que devemos levar em conta é a estrutura que há em seu entorno. Farmácia, mercado, hospital… tudo isso é de fácil acesso? Se você der sorte e encontrar tudo isso perto do seu terreno real, pronto. Existe a possibilidade de valorização ao longo do tempo.

Quando se trata de uma land, temos de verificar, antes de mais nada, o metaverso em que desejamos investir nosso dinheiro ao comprar um terreno virtual e, sobretudo, se a nossa vida real comporta esse investimento.

Dizemos isso porque, ainda que muitas pessoas tenham investido com sucesso nesses ativos, é necessário ter alguma cautela, analisando de forma cuidadosa como e quando investir.

Tomando esses cuidados, conseguimos maximizar a nossa chance de termos algum rendimento como forma de retorno desse investimento, fazendo com que lucremos mais.

Outra forma de analisar isso é verificar se o jogo fornece algum sistema de recompensas por ações de outros usuários em suas lands, como, por exemplo, a de lucrar com alguma coleta, luta ou realização de missões, gerando, dessa forma, renda passiva.

Como a compra e a venda de lands pode ser utilizada como investimento?

Comprar uma land é uma forma de adquirir um bem virtual, um NFT, que pode ser utilizado pelo proprietário desse espaço da maneira que lhe for mais conveniente. Dessa forma, é possível plantar, construir, morar, vender… é possível fazer qualquer coisa em uma land.

Obviamente, toda a operacionalização de uma land será guiada pela possibilidade que o jogo em si traz de uso para aquele território.

Em alguns games mais focados em mineração, por exemplo, as lands são utilizadas como formas de angariar recursos minerais para que a personagem do jogo possa construir ferramentas que possam melhorar a jogabilidade, por exemplo.

Já em outros jogos, mais focados em plantação, a land é o território em que é possível plantar, colher, criar animais e outras fontes de manipulação do que é produzido.

Dessa forma, o investimento em land tem duas formas de ser observado. O primeiro tem a ver com a expansão da jogabilidade, em que se torna possível, por exemplo, ter recursos seus de forma mais rápida e, sobretudo, garantida.

Agora, quando se trata dos recursos financeiros investidos, podemos dizer que quem investiu em lands de metaversos que agora são bastante populares acabou por fazer excelentes negócios, sobretudo por conta da taxa de valorização desses itens.

No entanto, a pergunta que deve ser sempre feita a partir dessa pergunta é a seguinte: como podemos garantir que o investimento realizado irá ter um retorno milionário, como ocorreu com os primeiros investidores de games como Decentraland ou The Sandbox, por exemplo?

A resposta, certamente, deve valer muito mais do que o valor de retorno do investimento. Como não a temos, a pesquisa séria deve ser o nosso norte enquanto investidores que desejam comprar lands em qualquer metaverso que seja.

Comprar uma land é um bom investimento?

Veja, essa pergunta pode ter muito da resposta anterior, mas, ainda assim, vamos tentar ser bastante diretos: esteja sempre muito atento a qualquer recomendação de investimento, sobretudo quando se tratar de algum tipo de criptoativo, de qualquer ordem que seja.

Fazemos essa afirmação por uma razão muito simples: é fundamental que você, sendo a pessoa que produz o seu dinheiro, tenha sempre muito cuidado ao utilizá-lo, sobretudo quando se tratar de um território em que ou você não se sente seguro o suficiente.

Assim, sempre que você topar com algum tipo de recomendação sobre a compra de um ativo digital, como um NFT, por exemplo, esteja atento aos números desse ativo, sua valorização já constatada e sua avaliação potencial.

Tendo esses números como base, você poderá tomar uma decisão de forma muito mais sábia, consciente e, sobretudo, segura para os seus investimentos.

Conclusão

Os terrenos virtuais se diferenciam dos físicos em aspectos que dizem respeito muito mais à forma de operacionalização desses itens e das vantagens de cada um deles do que, necessariamente, ao conceito do que é um terreno ou do que é uma land.

Um terreno físico é, por óbvio, uma porção de terra que se encontra em uma cidade e, ainda, em um bairro, uma rua, um número. Com ele podemos construir um local para morarmos, uma loja ou até um shopping, a depender do que a zona em que ele está permita.

Já em um terreno virtual, podemos construir também tudo aquilo que um terreno físico nos permite e, ainda, um pouco mais.

Podemos minerar recursos desse solo, podemos criar infinitas possibilidades de prédio e, ainda, ganhamos, na maior parte das vezes, quando alguém se interessa por utilizar esses recursos.

Assim, são duas coisas que, embora diferentes, são sensacionais enquanto investimento para nossa carteira!

Leia também: Blockchain: saiba o que é e como funciona essa tecnologia

Leia também: Saiba o que são contratos inteligentes e como eles funcionam

Leia também: 10 perguntas e respostas mais comuns sobre Bitcoin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.