Mozilla volta a aceitar criptomoedas, exceto Bitcoin

A Mozilla Foundation, organização sem fins lucrativos que mantém software e projetos da linha Mozilla, como Firefox, informou que voltou a aceitar doações em criptomoedas. Contudo, há ressalvas.

De acordo com uma postagem no blog publicada pelo diretor executivo Mark Surman, serão aceitas doações de ativos digitais baseados no algoritmo de Prova de Participação (PoS), como Solana, mas não os baseados em Prova de Trabalho (PoW), como o Bitcoin.

Mozilla e criptomoedas

A decisão vem cerca de quatro meses depois de a equipe Mozilla ter desistido de receber doações em criptoativos. Isso foi resultado das duras críticas recebidas devido ao processo de mineração, supostamente pouco sustentável.

Na ocasião, o cofundador Jamie Zawinski, que não trabalha mais na empresa desde 1999, foi um dos críticos. Ele disse que a mineração de criptomoedas está “incinerado o planeta” e acrescentou:

“Todos os envolvidos no projeto deveriam estar profundamente envergonhados com a decisão.”

Diante disso, a Mozilla decidiu interromper a aceitação de Bitcoin e outros criptoativos.

“No início de 2022, a Mozilla se viu no meio de uma discussão acalorada sobre criptomoeda”, disse Surman. “A Mozilla, uma organização sem fins lucrativos, aceita doações de criptomoedas desde 2014. Mas não reavaliamos essa decisão desde que a Mozilla publicou seus compromissos climáticos. E desde que o impacto ambiental da criptomoeda se tornou mais aparente.”

Prova de Participação sim, Prova de Trabalho não

Segundo Surman, a empresa utilizou este período para aumentar sua compreensão do impacto ambiental das criptomoedas. Além disso, repensou se a fundação deveria continuar aceitando as doações em cripto ou não.

Então, no comunicado publicado na quinta-feira (6), Surman informou que a Mozilla concluiu esse processo de revisão.

“A partir de hoje, estamos atualizando nossa política de doações: a Mozilla não aceitará mais criptomoedas de ‘prova de trabalho’, que consomem mais energia. A Mozilla aceitará criptomoedas de ‘prova de participação’, que consomem menos energia”, disse.

O executivo acrescentou ainda que a Mozilla vai compartilhar até o final de junho uma lista de criptomoedas que serão aceitas.

Conforme destacou Surman, em janeiro do ano passado a Mozilla se comprometeu a reduzir significativamente sua pegada de carbono.

E as criptomoedas de PoW, segundo ele, podem aumentar significativamente a emissão de gases de efeito estufa “devido à sua natureza intensiva em energia.”

“Acreditamos que a Mozilla pode desempenhar um papel positivo no setor, incentivando as criptomoedas que aceitamos a serem transparentes sobre seus padrões de consumo de energia”, concluiu ele.

Leia também: Zona Econômica de Honduras reconhece Bitcoin como moeda legal

Leia também: Strike fecha parceria com Shopify para levar Bitcoin a comerciantes dos EUA

Leia também: Cash App lança serviço que permite investir parte do salário em Bitcoin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.