Loteria: Dois mineradores independentes acham blocos na rede do Bitcoin em uma semana

Imagine duas pessoas da mesma cidade acertaram os seis números da Mega-Sena na mesma semana? Bem difícil, mas pode acontecer. Só que dois mineradores de Bitcoin (BTC) foram além e conseguiram ganhar, sozinhos, a recompensa inteira dos blocos da rede.

O primeiro caso ocorreu na terça-feira (11), quando um minerador de um pool independente conseguiu a recompensa. Ele utilizou 126 terahashes por segundo (TH/s) e só tinha ativado as suas máquinas dois dias antes de tirar a sorte grande.

Menos de dois dias depois, a sorte brilho para outro minerador nesta quinta-feira (13). No mesmo pool que o primeiro minerador, mas utilizando ainda poder de computação (116 TH/s), o minerador encontrou o bloco sozinho.

Os dois mineradores estavam em um pool operado pela mesma empresa, a Solo CK. A empresa detém apenas 779,43 petahashes por segundo (PH/s), ou 0,43% do hash rate total do BTC.

No total, os mineradores receberam a recompensa do bloco mais as taxas. O valor foi de aproximadamente 6,27 BTC para cada um, ou R$ 1,5 milhão com base no preço atual.

Evento raríssimo

Conforme explicou o engenheiro de software Dr. Con Kolivas, este evento é incrivelmente raro de ocorrer. Kolivas, que trabalhou no desenvolvimento de um software de mineração de BTC, estimou em 1 em 10.000 as chances de alguém minerar um bloco com um hash rate tão baixo.

E os números comprovam essa dificuldade. Uma taxa de hash de 126 TH/s é igual a 0,000126 exahashes por segundo (EH/s). Isso, por sua vez, representa irrisórios 0,0000007% do hash rate total do BTC.

A maioria dos mineradores públicos de Bitcoin tem uma capacidade entre 1 e 5 EH/s. Ou seja, mais de 10.000 vezes maior que a capacidade do minerador sortudo.

No caso do segundo minerador, as chances são ainda menores. E o evento duplo é ainda mais raro de ocorrer: a chance de dois mineradores solo acharem blocos na mesma semana é de uma em 1,4 milhão.

Kolivas também acrescentou o minerador que encontrou o bloco nesta quinta-feira se juntou a menos de 2 dias. Aparentemente, a sorte do minerador estimulou-o a religar suas máquinas e tentar encontrar um bloco. E o movimento deu um grande resultado.

Em termos de hash rate, o hashrate do primeiro minerador corresponde a uma Avalon 166 e uma Whatsaminer M20 somadas. O hash rate dessas últimas máquinas de fato corresponde ao exato poder computacional utilizado pelo primeiro minerador.

Comparativo do hash rate entre as máquinas. Fonte: Twitter.

Já o segundo minerador utilizou um hashrate equivalente ao de uma Antminer S19, fabricada pela Bitmain. No entanto, não é possível averiguar se essas foram as máquinas utilizadas no processo.

Leia também: Rio de Janeiro quer ter reservas em Bitcoin e desconto em impostos pagos com a criptomoeda

Leia também: Bitcoin cai novamente e vai a US$ 41 mil. Dogecoin sobe 9% após o anúncio da Tesla

Leia também: Depois do São Paulo FC, Bitso anuncia patrocínio a seleção de futebol do Mexico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.