Governo de El Salvador será investigado sobre compras de Bitcoin e caixas eletrônicos

Um documento acessado pela Reuters revela que o Tribunal de Contas de El Salvador, que fiscaliza os recursos públicos, vai investigar uma denúncia sobre as compras de Bitcoins do governo. Além disso, a construção de quiosques para caixas eletrônicos de criptomoedas também será investigada.

A investigação ocorre cerca de dez dias depois que El Salvador oficializou o Bitcoin como moeda de curso legal em meio a protestos da população.

Agora, a criptomoeda é também a moeda oficial do país ao lado do dólar.

Investigação do Tribunal de Contas

Conforme revelou a Reuters em matéria na quinta-feira (16), a investigação do tribunal tem relação com a carteira digital Chivo. 

A “wallet” foi criada para que os cidadãos e comerciantes salvadorenhos possam transferir seus Bitcoins. Ela também pode ser usada nos caixas eletrônicos de criptomoedas recém-construídos para saques de BTC.

No entanto, durante o lançamento, o equipamento apresentou diversas falhas.

Segundo a agência de notícias, o tribunal de contas disse ter recebido uma denúncia em 10 de setembro de um grupo de direitos humanos e transparência em El Salvador chamado Cristosal.

O grupo teria solicitado uma auditoria relativa aos processos de autorização de compra de Bitcoins bem como a revisão da construção dos estandes utilizados nos ATMs que foram constituídos com recursos públicos.

“Admitida a reclamação, proceder-se-á à realização do laudo de análise jurídica. E, em tempo útil, à sua remessa à Coordenação Geral de Auditoria”, teria afirmado o Tribunal de Contas.

A denúncia de Cristosal foi contra seis membros do Conselho de Administração do Bitcoin Trust. Esse conselho é composto por membros dos ministérios da Fazenda e da Economia, além da secretaria de Comércio e Investimentos.

Um dirigente do grupo, que não foi autorizado a falar sobre o assunto, confirmou que a denúncia foi acatada.

Além de penalizar os funcionários, o Tribunal de Contas tem competência para apresentar notificações à Procuradoria-Geral da República para iniciar um processo penal caso encontre irregularidades nas suas investigações.

O governo do presidente Bukele não respondeu imediatamente ao pedido de comentários.

Leia também: ETH registra maior retirada diária em exchanges e analista projeta US$ 10 mil

Leia também: Reforma do Imposto de Renda pode aumentar impostos para exchanges de criptomoedas

Leia também: Stardust levanta US$ 5 milhões para permitir saques em dólar e transferência de recursos entre jogos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.