Google lança hospedagem de nós em nuvem para desenvolvedores do Ethereum

O Google Cloud, serviço de nuvem do Google, anunciou nesta quinta-feira (27) que está lançando uma solução para hospedagem de nós para desenvolvedores do Ethereum.

Trata-se do “Blockchain Node Engine” que, de acordo com o anúncio, é um serviço totalmente gerenciado que pode minimizar a necessidade de operações de nós na blockchain. Na prática, os clientes do serviço não precisarão contratar suas próprias equipes para manter ou monitorar os seus nós. Em vez disso, a própria solução se encarrega dessas funções.

“O Ethereum será a primeira blockchain suportada pelo Blockchain Node Engine, permitindo que os desenvolvedores forneçam nós do Ethereum totalmente gerenciados com acesso seguro à blockchain”, diz o anúncio.

Os nós da blockchain – que executam código para redes de cripto— são parte essencial da Web 3.0. Esses nós são necessários para que redes como o Ethereum funcionem de forma correta. Além disso, quanto mais nós uma rede tiver, mais descentralizada, escalável e segura ela é.

Google lança ‘Blockchain Node Engine’

Como principais benefícios oferecidos pela solução, o Google destaca uma maior velocidade para sincronização de nós da rede. Esse processo, em geral, pode levar vários dias. Mas o Blockchain Node Engine do Google Cloud pode tornar esse processo mais rápido e fácil. Isso porque permite que os desenvolvedores implantem um novo nó com uma única operação e especifiquem a região e a rede desejadas (mainnet ou testnet).

Ao mesmo tempo, o Google Cloud promete mais proteção às infraestruturas de blockchain. De acordo com a empresa, o Blockchain Node Engine oferece configurações de segurança que podem ajudar a impedir o acesso não autorizado aos nós.

“Ao colocar nós atrás de um firewall de Nuvem Privada Virtual, apenas máquinas e usuários confiáveis ​​podem se comunicar com os terminais do cliente. Além disso, outros serviços do Google Cloud, como o Cloud Armor, podem ajudar a proteger os nós contra ataques DDoS”, diz a empresa.

Por fim, o terceiro benefício da solução são as operações totalmente gerenciadas. De forma prática, o serviço dispensa a necessidade de uma equipe de desenvolvimento para monitorar o sistema e corrigir problemas durante uma eventual interrupção. Nesse contexto, o Blockchain Node Engine monitora de forma ativa os nós e os reinicia durante interrupções, conforme necessário.

“Ao reduzir a necessidade de uma equipe DevOps dedicada e ao oferecer o contrato de nível de serviço (SLA) do Google Cloud, o Blockchain Node Engine pode permitir que sua equipe se concentre em seus usuários em vez de em sua infraestrutura”, diz a empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.