Forte liquidação faz preço-piso de Bored Apes cair ao menor valor desde janeiro

Os tokens não fungíveis da coleção Bored Ape Yacht Club (BAYC) estão passando por uma fase muito difícil, conforme dados da coleção na plataforma OpenSea. A coleção viu seu price floor (preço mínimo) cair para 67 Ether, o que dá cerca de 546 mil na cotação atual.

Este valor é o menor preço-piso registrado pela coleção desde janeiro de 2022 e também é quase 33% menor do que os 99 ETH registrados nos últimos três meses. 

Preço mínimo é o nome dado ao exemplar mais barato de uma coleção de NFT. Embora muitos utilizem a métrica como sinal de valor, ela reflete o preço de um único NFT. Mas por vezes também pode sinalizar um desaquecimento deste mercado.

Fonte: OpenSea.

Fonte: OpenSea.

Liquidações em massa levaram a correção

A queda no preço-piso ocorre em meio a temores de liquidações em massa envolvendo os BAYC. Mas não devido às vendas, e sim pela grande quantidade de alavancagem de seus donos.

Por terem um alto valor, os NFTs são classificados como “patrimônio” em vários locais. Nesse sentido, muitas plataformas aceitam esses tokens como garantia para empréstimos e outras operações. Em uma plataforma em que os proprietários do Bored Ape NFT podem colocar seus macacos como garantia.

Uma dessas plataformas é a BendDAO, onde os usuários podiam depositar seus NFTs como garantia e conseguir empréstimos em ETH. Muitos donos de BAYC utilizaram a plataforma para obter ETH, deixando seus BAYC como colateral pelo pagamento.

No entanto, a BendDAO viu muitos dos fundos usados ​​para pagar os credores retirados, no que parece ser uma corrida bancária. Para ser mais específico, a BendDAO tem 15 mil ETH de dívida com seus credores, mas só conta com 15 Wrapped Ether (wETH) como reserva em seus fundos.

Como resultado, o mercado teme que o protocolo não consiga honrar com seus compromissos. Por isso, a notícia afetou o preço dos BAYC, causando a queda do preço-piso.

Ao mesmo tempo, muitos dos NFTs usados como garantia atualmente não têm lances. Em relação a isso, há mais NFTs na lista de alertas da plataforma, que são NFTs prestes a entrar em calote. Sem o pagamento, os NFTs vão a leilão por causa da queda dos preços mínimos  ou do aumento das taxas de juros.

Preços mínimos

Ao contrário das criptomoedas, NFTs são precificados de uma maneira em que o preço mínimo é o menor preço possível. Por não serem fungíveis, é necessário que haja um comprador para cada NFT específico, tornando o mercado muito mais desafiador em tempos de baixa liquidez.

Outras coleções do ecossistema BAYC também estão passando por momentos difíceis. O Mutant Ape Yacht Club (MAYC) tem seu piso em torno de 12 ETH (R$ 97,8 mil), que também é a mínima histórica desde janeiro de 2022.

Leia também: Dinheiro roubado em ataque a Ronin chega na rede do Bitcoin

Leia também: Taxa média de transação de Bitcoin cai abaixo de R$ 5 pela primeira vez em 2 anos

Leia também: Coreia do Sul: corretoras planejam oferecer cripto em 2023 enquanto país quer tributar airdrops

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.