Falha na B3 e posições de investidores em renda variável são afetadas

A B3 sofreu uma falha de tecnologia na madrugada desta sexta-feira (11). Como resultado, diversas posições em renda variável e fundos de investimento foram afetadas.

De acordo com o Brazil Journal, o problema mobilizou tanto a área de TI da B3 quanto as corretoras. Adicionalmente, grandes bancos também relataram a falha. Ambas passaram horas em contato, buscando uma solução rápida para o problema.

B3

Nomes como Bradesco, XP, Modalmais e UBS enviaram alertas para seus clientes. Contudo, não há uma expectativa de solução a curto prazo.

Apagão “elimina” posições de investidores

Segundo as corretoras, o problema envolve a reconciliação de posições dos clientes. Quem negociou renda variável foi particularmente afetado pela falha.

Em alguns casos, as negociações realizadas na quinta-feira (10) não aparecem nos saldos dos clientes na corretora. Por outro lado, outras contas registraram o desaparecimento total dos saldos de seus clientes, especialmente em ações e fundos imobiliários.

B3

Negociações de contratos de mini índice e mini dólar na BM&F foram afetados juntamente com as ações. Quem investe em fundos de investimento em ações também foi afetado pelo problema.

Embora pareça uma falha técnica – e não um roubo de fundos – ela pode gerar muitos temores. Imagine abrir o home broker e perceber que boa parte de seus investimentos simplesmente desapareceram?

Até a pré-abertura do pregão desta sexta, o problema não havia sido resolvido, e ele pode se estender pelo restante do dia.

“O problema deve perdurar ao longo do dia porque parece que eles não vão conseguir ajustar as posições para a abertura”, revelou o executivo de uma corretora.

Falhas na B3 em 2021

Esta é a segunda falha técnica na B3 em menos de dois meses. Em 28 de abril, uma falha similar paralisou a abertura do pregão por meia hora, atingindo cerca de 30 ações simultaneamente.

Naquela ocasião, o problema afetou muitas das principais ações da bolsa, como Natura, Movida, Marfrig, Porto Seguro, Aeris, CVC e CSN Mineração. A resolução ocorreu em poucos minutos e o pregão foi normalizado.

Leia também: Melhores fundos imobiliários para comprar em junho, segundo especialistas

Leia também: Shiba Inu pode explodir em breve por 3 razões, destaca analista

Leia também: Bitcoin segue firme enquanto restante do mercado corrige

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.