Estados Unidos não vão aceitar moeda digital da China, diz chefe do Fed

Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, destacou que o país não irá apressar seu próprio projeto de moeda digital, apesar dos rápidos avanços da China.

De acordo com Powell, a abordagem de CBDC empreendida pelo país asiático não terá efeito nos EUA. Em outras palavras, o yuan digital não será aceito no país, segundo ele.

CBDC: Melhor fazer certo que fazer primeiro

Com o tópico das moedas digitais de banco central em rápida expansão em inúmeros países, a maior economia do mundo ainda não apresentou uma posição definitiva sobre o tema.

Nesse sentido, embora o dólar americano continue a ser a principal moeda de reserva, a posição do país pode ser desafiada.

Mas conforme destacou Powell, os EUA não podem se dar ao luxo de apressar o projeto. Isso porque, para o país, é mais importante “fazer certo” do que fazer “rápido”.

Além disso, Jerome Powell observou que o modelo chinês de digitalização de seu yuan não funcionará corretamente nos Estados Unidos. Afinal, os dois países são muito diferentes e requerem abordagens distintas.

“A moeda que está sendo usada na China não é a que funcionaria aqui. Ela permite que o governo veja em tempo real todos os pagamentos para os quais é usada”, disse.

Com base nisso, Powell informou que o Fed está em posição de reserva em relação a uma possível CBDC. Primeiramente, a instituição precisa se familiarizar com a tecnologia por trás do projeto.

O produto final deve ser compreensível para os cidadãos dos EUA e também para as pessoas em outros países que dependem do dólar.

China avança

Enquanto os EUA continuam estagnado, a China já está executando programas-piloto para analisar o yuan digital.

Relatórios mais recentes até sugeriram que a segunda maior economia do mundo planeja permitir que atletas e turistas do exterior usem a moeda digital chinesa durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim em 2022.

Mas apesar desses avanços, algumas autoridades do mercado compartilharam da opinião de Jerome Powell. Para eles, a corrida para o yuan digital pode não fornecer os resultados esperados.

Karl Schamotta, estrategista-chefe de mercado da Cambridge Global Payments em Toronto, disse que esta será uma moeda 100% controlada pelo governo.

“Você está olhando para uma moeda que essencialmente não terá anonimato. Ela estará estritamente sob o controle do estado.”

Leia também: Bitcoin se firmou: analista indica 8 criptomoedas para investir

Leia também: Mineradores de Ethereum acumulam mais de R$ 7 bilhões em abril

Leia também: Bitcoin tem abril mais fraco da história, mas maio pode ser muito bom

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.