Entenda como funciona a anuidade do cartão de crédito

Um cartão de crédito sem anuidade é o sonho de muitas pessoas. Com ele é possível gastar sem precisar pagar uma mensalidade para isso, apenas o valor efetivamentegasto. Contudo, você sabe como funciona a anuidade?

Ela tem permissão do Banco Central e, por isso, é legal. Tanto financeiras quanto bancos tradicionais e digitais a aplicam. Apesar disso, muitos também a dispensam ou oferecem promoções para diminuí-las!

Para conhecer mais sobre o assunto, não deixe de continuar sua leitura. Abaixo você encontra tudo sobre as taxas de anuidade, como elas funcionam e quais são as opções de cartão no mercado que as dispensam. Assim, você faz a melhor escolha!

O que é anuidade do cartão de crédito?

A anuidade é uma taxa de funcionamento dos cartões. Com ela, o banco ou a financeira lhe garante que você terá acesso aos serviços de compras e pagamentos desde que, claro, tenha saldo para débito ou limite para crédito.

Mas isso, contudo, não significa que um cartão de crédito sem anuidade não garanta esse tipo de uso. O que ocorre, então, é que as empresas do ramo de finanças dispensam a anuidade como um benefício. Assim, somam essa dispensa de taxas como benefícios de um ou outro cartão.

É por isso que existem cartões com cobrança de taxas e outros com a anuidade grátis. Quem decide pela exigência ou dispensa dela é a própria concessora de cartões.

Outro ponto importante sobre a anuidade do cartão de crédito é que todos os bancos permitem o parcelamento do valor. Assim, embora corresponda a um valor anual de taxas, ela se converte em mensalidade.

Com isso, ela tem desconto diretamente na fatura do cartão. Nesse caso a anuidade vem como 01 dos gastos mensais. O valor total corresponde ao valor mensal multiplicado em 12 meses, portanto.

Por que ela é cobrada?

Segundo os bancos e financeiras, a cobrança da anuidade do cartão de crédito ocorre para que eles tenham condições de manter algumas condições especiais. Por exemplo, para que os programas de pontos se mantenham.

Outros benefícios são citados como justificativas para a cobrança de anuidade, a saber:

  • Acesso VIP em Aeroporto;
  • Seguro de viagens;
  • Assistências (como de garantia de preço, melhor compra, de viagem e outras).

Por isso, se você não tem um cartão de crédito sem anuidade e, mesmo pagando as taxas, não têm acesso a esses benefícios, saiba que está na hora de rever esse cartão. Afinal, apenas vale a pena pagar taxas quando elas realmente lhe dão vantagens em contrapartida.

É possível negociar a anuidade?

Sim! Você pode negociar com a operadora do seu cartão outras condições. Para isso, contate a Central de Atendimento do seu banco ou, se ele for tradicional, contate seu gerente para buscar melhores condições.

Ou, então, buscar outros cartões que não tenham cobrança de taxas de anuidade. Muitos bancos e financeiras dispensam essas taxas hoje.

Aliás, alguns deles o fazem e, mesmo assim, mantém os programas de pontos e de outros benefícios. Por isso, não deixe de conhecer algumas opções de cartão de crédito sem anuidade para economizar e aproveitar mais seu dinheiro!

Cartões sem anuidade

Listamos alguns dos principais cartões sem anuidade que você encontra hoje no mercado. Assim, você pode começar desde logo a dispensar suas taxas sem deixar de ter opções de compras no débito e crédito, bem como acesso a outras vantagens.

Nubank

A primeira opção que trazemos para você pertence ao Nubank. A fintech brasileira hoje tem uma das principais alternativas de cartão de crédito sem anuidade, o famoso “roxinho”, como é carinhosamente chamado.

Nesse caso, por se tratar de um banco digital, você faz a solicitação sem sair de casa. Ela pode no aplicativo da empresa por cadastro ou, então, por indicação de outra pessoa que já seja cliente Nubank.

A indicação, contudo, não garante a aprovação. A empresa somente oferta seu cartão de crédito com anuidade grátis e com limite após a análise de crédito. Por isso, pessoas com o nome sujo podem se prejudicar. Porém, nesse caso ainda há a opção do cartão pré-pago.

Seja como for, o cartão Nubank dispensa todas as taxas de anuidade, transferências e saques. Além disso, você pode abrir, conjuntamente, uma conta digital. Ela é igualmente gratuita.

Santander SX

Outra opção de cartão de crédito sem anuidade pertence ao Santander. O modelo SX surgiu para substituir o antigo Santander Free. Ele é bastante interessante, conta com programa de pontos, função débito e crédito e app para controle de gastos.

Contudo, aqui há uma ressalva. O Santander somente dispensa o pagamento de taxas de anuidade deste cartão caso o cliente preencha alguns requisitos. São eles:

  • Para dispensar a anuidade do cartão de crédito: que a fatura mensal seja de ao menos R$ 100;
  • Para anuidade grátis da conta corrente/cartão de débito: que você cadastre, na instituição, seu número de celular e CPF como chaves Pix.

A solicitação ocorre pelo aplicativo ou pelo site do Santander ou, então, pelo atendimento presencial em alguma das agências da instituição.

Neon

A última alternativa de cartão de crédito com anuidade grátis que separamos para você pertence ao banco Neon. Da mesma forma que o Nubank, trata-se de um banco digital.

Novamente, há dispensa das taxas de funcionamento, tanto para o cartão de crédito quanto para a conta digital. Por isso, é uma ótima opção para quem quer garantir a anuidade grátis.

Além disso, você pode fazer transferências ilimitadas e sem pagar taxas. Por outro lado, possui apenas 04 saques mensais grátis. Contudo, não há qualquer requisito a se preencher ou cumprir para que seja o cartão de crédito sem anuidade.

Considerações finais

Como vimos, apesar de muitas empresas ainda cobrarem a anuidade, outras dispensam as taxas. Para analisar qual é o melhor negócio, você precisa comparar os benefícios que cada uma delas oferece.

Afinal, as taxas de anuidade do cartão de crédito têm contrapartida em relação aos benefícios dele? As opções de taxas gratuitas no mercado possuem menos benefícios que os pagos? Com essas perguntas e comparações você será capaz de encontrar a melhor opção para você.

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

Leia também: Banco Central: real digital só deve chegar em 2024

Leia também: Bitcoin exibe um forte suporte na área dos US$ 30.000

Leia também: Braiscompany deverá provar na justiça que não é pirâmide de Bitcoin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba informação em primeira mão e sem SPAM.


© Como Ganhar Dinheiro. Todos os direitos reservados.